Notícias


Tamiris Duarte se apresenta no Sarau do Solar virtual no dia 5 de novembro, às 18h

Apresentação integra a programação artística da Feira do Livro Virtual de Porto Alegre
31/10/2020 Agência de Notícias ALRS – Foto: Divulgação

O Sarau do Solar  virtual de 5 de novembro, às 18 horas, apresenta o espetáculo musical com Tamiris Duarte. A apresentação integra a programação artística da Feira do Livro Virtual de Porto Alegre, da qual a Assembleia é apoiadora.

Tamiris Duarte apresenta um show parte instrumental e parte cantado, com arranjos inéditos que contemplam melodias tradicionais de manifestações culturais afro-brasileiras e também composições originais.

O repertório dançante traz na musicalidade brasileira os aprendizados de Tamiris Duarte em diálogo com os músicos que a acompanham e também da convivência e da prática musical da contrabaixista ao lado de mestres de cultura popular como, por exemplo, Mestre Tião Carvalho (MA) e do grupo Três Marias, do qual faz parte desde 2016.

No repertório, músicas do CD Até Aqui (2017), composições de amigos(as) e músicas inéditas ainda não registradas, como "Povo do Japão" (Tião Carvalho), "A feira" (André Brasil), "Requeijão" (Daniel Grajew), "Dona tá reclamando" (Mestre Dominguinhos Minguinho) e "Quero ser rio" (Tamiris Duarte e Dionísio Souza), entre outras.

A artista

Tamiris Duarte é contrabaixista, compositora, arranjadora e mestra em Performance Musical pela Unicamp. Bacharel em Música com Habilitação em Música Popular pela UFRGS (com obtenção de láurea acadêmica), participou do Coletivo de Música Popular do Instituto de Artes durante toda a graduação. De 2005 a 2013 atuou como contrabaixista do grupo de música gaúcha As Gurias. Por vários anos desde 2007 acompanhou a cantora Luana,  o mineiro Marquim D Morais em Belo Horizonte e passou a integrar o grupo Três Marias (de Brasília, radicado em Porto Alegre).

Atualmente Tamiris integra o coletivo de artistas da Pedra Redonda e também acompanha o Mestre Tião Carvalho (maranhense radicado em São Paulo), a violinista Clarissa Ferreira (Porto Alegre) e o músico nigeriano Ìdòwú Akínrúlí, em seus projetos ỌІṣẹ́ẹ̀túrá (Africa n Jazz) e Fela in Motion e atua também com Paola Kirst e Neuro Júnior. Tamiris coordena um baixo-trio de música instrumental cujo trabalho dialoga com a pesquisa acadêmica que desenvolve sobre o contrabaixo elétrico na música brasileira de tradição popular. Este trabalho está registrado em seu primeiro CD, intitulado "Até Aqui" (2017).

SERVIÇO
Tamiris Duarte se apresenta no Sarau do Solar virtual  de 5 de novembro
Dia 5 de novembro
18 horas

ONDE ASSISTIR
Canais abertos digitais da TV AL em Porto Alegre e interior
Porto Alegre – 11.2
Bagé – 5.2
Santa Maria – 18.3
Pelotas – 21.4
Rio Grande – 8.3

Pelo site da AL
www.al.rs.gov.br/tvassembleia

Pela página da AL no Facebook
www.facebook.com/assembleiars

Pelo canal da TV AL no YouTube
www.youtube.com/user/tvalrs

Pelo canal da TV AL no YouTube
www.youtube.com/user/tvalrs

MAIS NOTÍCIAS