Notícias


Como surgiu os fusos horários?

27/10/2020 Redação Portal de Camaquã – Foto: Pete Linforth from Pixabay / Divulgação

Até o século XIX, cada região da terra seguia o seu próprio sistema de horário, e isso causava muita confusão, quanto alguém viajava de um lugar para outro. Era comum, por exemplo, cidades bem próximas terem horários diferentes.

Mas tudo mudou a partir do ano de 1878. O cientista canadense Sandford Fleming após estudar o movimento de rotação da terra, sugeriu a adoção de um único sistema de contagem de tempo em toda a terra.

Essa contagem do tempo teria como marco - uma linha imaginária que passa pelo Observatório Real de Greenwich, em Londres, na Inglaterra, chamado de Meridiano de Greenwich.

Fleming sugeriu que a Terra fosse dividida em 24 fusos, cada um correspondendo a uma hora. E desde então esse tem sido o padrão horário em todo o planeta.

Então, no ano de 1884, cerca de 41 delegados de 25 países participaram de uma conferência na cidade de Washington  e decidiram que o meridiano de Greenwich, na Inglaterra, seria o ponto de referência para o cálculo das longitudes.

Os fusos são medidos em GMT, sigla para "Greenwich Mean Time" e cada fuso corresponde a 15º de um total de 360º

O Brasil tem quantos fusos horários?

No Brasil, desde o ano de 2013, passou a contar com 4 fusos horários. O Brasil só aderiu ao padrão no ano de 1913.

Os fusos do Brasil estão a oeste do Marco Zero, incluindo as ilhas oceânicas e variando de duas a cinco horas a menos em relação ao meridiano principal.

MAIS NOTÍCIAS