Notícias


Projeto da UFSM prevê instalação de eletropostos para recarga rápida de Veículos Elétricos em trecho de Rota do Mercosul

Torres, Porto Alegre, Camaquã, Pelotas, Jaguarão, Rio Grande e Chuí serão contemplados com eletropostos
27/10/2020 Assessoria de Imprensa / Universidade Federal de Santa Maria – Foto: Divulgação

O projeto “Rota Elétrica Mercosul – Suporte ao Desenvolvimento e Gerenciamento para Mobilidade Inteligente” vai receber o aporte de R$ 17,95 milhões para instalação de eletropostos de recarga rápida para  Veículos Elétricos (VE), ao longo de 905 quilômetros no estado.

Em outubro deste ano, a ação foi contemplada na  Chamada de Pesquisa e Desenvolvimento Estratégico da Aneel nº 22/2018 – Desenvolvimento de soluções para mobilidade elétrica eficiente.

Em execução desde 2019 pelo Curso de Engenharia Elétrica da UFSM, o projeto objetiva instalar eletropostos para proporcionar o carregamento de Veículos Elétricos (VE) nas cidades de Torres, Porto Alegre, Camaquã, Pelotas, Jaguarão, Rio Grande e Chuí, possibilitando conexão do Brasil ao Uruguai e Argentina.

A professora e coordenadora do projeto, Alzenira da Rosa Abaide, explica que o Rio Grande do Sul não possui infraestrutura para uma mobilidade elétrica eficiente e por esse motivo, o projeto propõe-se a implantar o primeiro corredor elétrico do estado, composto de estações de recarga rápida e semirrápida, estrategicamente alocadas para recarregar VEs, que  proporcionarão, também, conexão internacional com países do Mercosul.  

“Para que possamos viajar nesses trajetos, precisamos ter distâncias de no máximo 130 km entre eletropostos ou estações de recarga de estrada rápidas. No caso do Rio Grande do Sul,  não temos nenhuma Rota preparada, somente estações de recarga em shoppings e algumas específicas. O que pretendemos é prover o estado de uma eletrovia de norte a sul com estações de recarga rápida, isso significa de 15 a 30 min para ter o veículo totalmente abastecido.”, destaca a coordenadora.  

Em relação às ligações com países do Mercosul, no Uruguai já existe uma rota de recargas elétricas. A partir do país vizinho, será possível chegar a Buenos Aires, na Argentina, através da travessia do Estuário do Prata.  No Brasil, em Torres/RS, existirá conexão com a rota de Santa Catarina da Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC). A partir de lá será  possível ir ao Paraná e acessar a Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Além disso, o projeto também vai desenvolver uma interface para monitorar os eventos de recarga em tempo real, o status das estações e dos VEs conectados, além de estabelecer um perfil brasileiro na condução de VE. Os dados coletados pela infraestrutura do centro de controle e armazenados em nuvem permitirão conhecer o perfil brasileiro quanto ao uso dos VEs. A partir das funcionalidades do protocolo de comunicação é possível conhecer a demanda por mobilidade, aspectos tributários, viabilidades logísticas e estudar estratégias de controle de carregamento.

A coordenadora do projeto explica que tais estudos são fundamentais para o conhecimento daqueles que vão utilizar a rota e para um melhor desempenho da mesma. “Para a universidade este projeto contribui para o aperfeiçoamento dos pesquisadores e formação técnico-científica dos bolsistas por meio de pesquisas e análises práticas. Espera-se que sejam produzidas dissertações de mestrado e teses de doutorado relacionadas ao projeto, bem como a obtenção de registro de software junto ao INPI do sistema proposto.” finaliza Abaide.

O financiamento do projeto é composto por R$ 13,77 milhões de responsabilidade da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE D) e R$ 4,17 milhões serão investidos por entidades parceiras. A equipe é composta por pesquisadores do grupo de pesquisa CEESP – Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência, atuantes no Programa de Pós-Graduação de Engenharia Elétrica, além de doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica que desenvolvem suas pesquisas sobre o tema do projeto.

No site Plugshare é possível ver todas as estações de recarga ao redor do mundo. As de cor laranja são as rápidas, recomendadas para estradas, as verdes são recomendadas para locais onde o tempo de permanência será maior como hotéis, shoppings e lojas.

MAIS NOTÍCIAS