Notícias


Inaugurada obra de ampliação da UBS Santa Inês, em São Lourenço do Sul

Obra de cerca de R$ 430 mil busca trazer mais qualidade no atendimento em saúde
07/10/2019 Ascom Prefeitura de São Lourenço do Sul – Foto: Prefeitura de São Lourenço do Sul

A Prefeitura de São Lourenço do Sul segue realizando investimentos em serviços de saúde de qualidade para os lourencianos.

Na quinta-feira, dia 15 de outubro, o Prefeito Rudinei Härter e a Secretária Municipal de Saúde, Jaqueline Bergmann, inauguraram junto à equipe e comunidade a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Santa Inês, na zona rural do município.

A Unidade Básica de Saúde é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.

Na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos e os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Segundo o prefeito, a ampliação da Unidade vem somar à série de investimentos na Atenção Básica em saúde, realizados em São Lourenço do Sul. Em sua fala, a secretária Jaqueline elogiou o empenho da equipe da UBS, que trabalhou para promover saúde na comunidade mesmo sem as condições ideais de atendimento, durante o período da obra.

Em especial, Jaqueline destacou a atuação das Agentes Comunitárias de Saúde Ziléia Huttner, Lisandra Maltzhan e Adriana Vieira, que atuam na UBS Santa Inês desde sua inauguração.

Para a conclusão da UBS Santa Inês, a Prefeitura de São Lourenço do Sul investiu, com recursos próprios do município, cerca de R$ 278 mil, o que representa 65% do valor total da obra. A obra tinha previsão de entrega em dezembro de 2016, porém, no início de 2017, apenas 30% da obra estava concluída, sendo que o recurso da obra já havia sido pago, em duas parcelas em agosto de 2013 e junho de 2016.

Além do prefeito e da secretária de saúde, a solenidade de inauguração da obra contou com a presença da secretária de Administração Silvia Machado, secretária de Planejamento e Meio Ambiente Rosângela Saalfeld, secretário de Obras e Urbanismo Lélio Blank, Secretário de Desenvolvimento Rural Bruno Leitzke, secretário especial de Gabinete Eduardo da Silveira, secretário-adjunto de Desenvolvimento Social e Habitação Tiago Tuchtenhagen, presidente do Conselho Local de Saúde Fabiano Hobus e ovice-presidente do Conselho Local de Saúde Neldo Eicholz.

O momento da inauguração também foi de homenagens. Receberam Certificado de Agradecimento a família de Neldo Eicholz, que doou terreno para a construção da UBS Santa Inês e também a família de Walnei Huttner, que cedeu espaço de sua propriedade para o funcionamento da UBS durante as obras de ampliação.

Além do ato de inauguração da obra de ampliação, a solenidade contou com apresentações culturais de Tecla Karnopp, Wilson Sell, João Schneider e do Coral São João de Campos Quevedos, havendo também bênção da Unidade pelo pastor da comunidade local.

Mais atendimento em saúde na zona rural

Durante a cerimônia, o prefeito Rudinei Härter anunciou à comunidade a intenção de fixar um médico para atendimento de segunda à sexta-feira na Unidade. Além disso, o atendimento da Unidade passaria a ser de 12 horas por dia.

MAIS NOTÍCIAS