Notícias


Dia Mundial do Pão

Docente da Faculdade Senac Porto Alegre sugere duas receitas tradicionais para comemorar a data
07/10/2019 Uffizi Comunicação e Relacionamentos - Foto: Senac-RS
Anterior Próximo

O pão é um dos alimentos mais antigos e com o passar do tempo a receita original com farinha, água, sal e fermento ganhou novas versões e cada vez mais o coração das pessoas. Apesar da grande variedade existente, o pãozinho tradicional ainda é o favorito da população.

No dia 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial do Pão e a docente do curso de Pães Especiais da Faculdade Senac Porto Alegre, Josi Castro deu algumas dicas para manter a iguaria sempre deliciosa.

> Sempre manter bem embalado e sem contato com o ar
> Fatiar o pão e congelar
> Manter na geladeira e depois aquecer ou “dar” um calor
> Usar a frigideira para aquecer
> Colocar embaixo da água e depois em um forno aquecido

Para quem deseja ganhar uma renda extra fabricando pães, a orientação é possuir um espaço adequado e que não tenha pets por perto. Deve-se sempre utilizar uma balança para uma padronização da produção.

Uma boa dica também é, fazer uma base, mas dividir e adicionar recheios, para criar uma variedade ou um toque próprio. O Senac é parceiro para todas opções de aprendizado e possui a Oficina Culinária de Pães Especiais para quem deseja aprender mais sobre esse alimento mundialmente popular.

O Dia Mundial do Pão foi instituído pela União Internacional de Padeiros e Afins em 2000 e para celebrar este dia, a professora Josemar Salete separou duas receitas que podem ser preparadas em casa. Confira:

Pão Branco

>> Ingredientes

1kg de farinha de trigo tipo 1

560ml de água

40g de açúcar

40ml de óleo

20g de fermento biológico instantâneo

20g de sal

>> Modo de Preparo

Misturar todos os secos e fazer um vulcão. Acrescentar a água e misturar. Quando formar uma massa firme, colocar o óleo aos poucos. Sovar bem até ficar uma massa lisa, em média 10 minutos. Deixar descansar por 15 minutos, tapado com um plástico. Abrir a massa, porcionar e modelar. Deixar fermentar coberto com um pano por 50 minutos. Pincelar um ovo batido por cima. Assar em forno pré-aquecido em 170°C por 20 minutos.

Pão Integral com Grãos

>> Ingredientes

600g de farinha de trigo tipo 1

150g de farinha de centeio

250g de farinha de trigo integral

640ml de água

20g de fermento biológico instantâneo

80g de semestes de girassol

30g de gergelim branco

50g de linhaça

20g de sal

>> Modo de Preparo

Misturar as farinhas, o fermento e o sal. Fazer um vulcão. Acrescentar a água e sovar por 10 minutos ou até obter uma massa lisa. Acrescentar os grãos e misturar bem. Deixar descansar por 15 minutos tapado com um plástico. Abrir a massa, porcionar e modelar. Borrifar água e passear farinha de centeio em cima. Deixar fermentar coberto por 1 hora. Assar em forno pré aquecido em 170°C por 20 minutos.

MAIS NOTÍCIAS