Notícias


Semana Estadual da Pessoa Idosa 2020 será em formato virtual de 27/9 a 3/10

Tema central "A Pessoa Idosa como Protagonista de Novos Tempos: Direitos e Dignidade”
26/09/2020 Agência de Notícias ALRS – Foto: Divulgação

Está programado para acontecer em todo o Estado do Rio Grande do Sul entre os dias 27/09 e 03/10/2020, a Semana Estadual da Pessoa Idosa que, neste ano, terá como tema central "A Pessoa Idosa como Protagonista de Novos Tempos: Direitos e Dignidade”.

Desenvolvida totalmente em formato virtual devido à pandemia de Coronavírus, contando com palestras e debates de temas especialmente dedicados aos idosos e definidos em várias reuniões do Grupo de Trabalho da Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade e Idosos da Assembleia Legislativa do RS, presidida pelo deputado Gerson Burmann (PDT).

Segundo o parlamentar, “em anos anteriores estaríamos organizando festas e comemorações nas comunidades do interior, com bailinhos, jogos de câmbio, audiências públicas, mas pelo momento atual estaremos conectados e juntos graças à tecnologia que nos faz próximos, mesmo a quilômetros de distância".

Os debates da semana vão servir para aprofundar as discussões sobre as políticas públicas voltadas aos idosos, numa rede de atendimento que permita atendê-los em todas as suas peculiaridades e necessidades.

Mesmo com eventos desde o dia 27/09, a semana será aberta oficialmente pelo governador Eduardo Leite na manhã do dia 30/09, às 11h30 em videoconferência, acompanhado de autoridades, convidados e entidades ligadas a terceira idade e idosos.

A Semana Estadual da Pessoa Idosa foi instituída pela Lei nº 13.394, de 24 de março de 2010, e foi atualizada recentemente pela Lei 15.485/2020, permitindo a flexibilização da data de sua realização, porém sempre coincidindo com o dia 1º de outubro, que é o Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa.

A programação completa poderá ser conhecida no facebook da Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade: www.facebook.com/frenteparlamentardaterceiraidade.

MAIS NOTÍCIAS