Notícias


E depois da pandemia, o que o mercado de trabalho espera dos profissionais da Administração?!

Por Cibele Hechel Colares da Costa, Orientadora Educacional SENAC Rio Grande
09/09/2020 Usine de Notícias – Foto: Senac

Peter Druker, importante estudioso da administração moderna, nos diz que “não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo” e ele foi muito assertivo, afinal qual administrador, de nosso país, conseguiu prever em seu planejamento estratégico para 2020 que precisaria lidar com a pandemia?!

Provavelmente a resposta deve ser: poucos! Porém se esse momento pandêmico não entrou no planejamento, como resolver?! Pergunta que fica para os profissionais da área de Administração, tão essenciais diante dos cenários de planejar, replanejar, pensar e executar ações que todas organizações vivem em suas rotinas.

Nesse cenário, de incertezas e muitas mudanças, estar apto a rever suas habilidades e atitudes se tornou uma necessidade aos profissionais, que já estão no mercado de trabalho e também para aqueles que desejam ingressar.

Nesse sentido, nunca foi tão urgente que possamos contar com treinamentos dentro do planejamento de desenvolvimento humano nas empresas, pois assim a empresa consegue demonstrar o alinhamento que deseja, sua posição diante das novas necessidades do mercado e o colaborador sente-se acolhido e também com um norte a seguir, em situações com as quais talvez ainda não havia se deparado em suas experiências profissionais.

Além dos treinamentos fornecidos pelas próprias organizações, buscar qualificação profissional por si, nunca foi tão importante, afinal como demonstrar (no caso de quem está querendo ingressar no mercado) que se está preocupado em repensar habilidades e atitudes se não for através de novos cursos?! Nesse sentido alguns cursos da área de gestão como: Inteligência Emocional e Comunicação poderão ajudar em novas e significativas habilidades ao profissional da atualidade.

Também cursos técnicos, como o Técnico em Administração, trata-se de uma formação mais completa e que busca além de questões técnicas preparar o seu aluno quanto habilidades e atitudes urgentes nesse pós-pandemia, como: capacidade de raciocínio ágil, lidar com mudanças repentinas, inteligência emocional, comunicação assertiva, entre outras.

Dentre as tantas habilidades que poderíamos destacar como primordiais no pós-pandemia diria que a comunicação deve ser ainda mais potencializada. Retomando Peter Drucker “o mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito”, vejam a complexidade desse “ouvir” abordado por Drucker dentro de uma organização. Se eu enquanto profissional da Administração consigo a habilidade de captar aquilo que não ficou dito posso ter atitudes que irão contribuir significativamente no dia a dia dos processos que a empresa necessita.

Junto com a comunicação também vale destacar, por fim, a necessidade urgente que atingiu a maioria dos profissionais, os quais tiveram que buscar instruções acerca de ferramentas tecnológicas para dar conta de um trabalho que se fazia em uma semana presencial, mas que em outra passou a ser em home office.

Todos níveis hierárquicos precisaram ser treinados pelas organizações acerca de ferramentas tecnológicas, seja para uma simples reunião ou para a execução da sua tarefa laboral cotidiana. Desse modo, com certeza, os profissionais que estão mais dispostos a buscar conhecimento são aqueles que mais conseguem lidar com a situação atual de forma satisfatória.

Assim, os novos modos de trabalhar e também as habilidades que durante a pandemia estão sendo adquiridas serão fundamentais para todos nós, enquanto profissionais da área de Administração, que precisaremos seguir hoje já alinhando os planejamentos de 2021 e outros anos que virão e que, ainda irão carregar, provavelmente, os impactos da pandemia em suas diferentes áreas. Por isso, precisamos estar preparados e qualificados!

MAIS NOTÍCIAS