Notícias


1º de setembro: Dia do Profissional de Educação Física

Símbolo da Educação Física é o Discóbolo de Mirón
01/09/2020 Com informações Ma. Vanessa dos Santos – Foto: djedj from Pixabay / Divulgação

Dia 1º de setembro, é o dia para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física. Essa é uma data voltada para a valorização e entendimento das várias modalidades que englobam essa profissão.

O Dia 1º de setembro coincide com a instituição da Lei Federal nº 9696, em 1º de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

De acordo com o Conselho Federal de Educação Física, é reconhecido como Profissional de Educação Física aquele identificado pelas denominações a seguir: Professor de Educação Física, Técnico Desportivo, Treinador Esportivo, Preparador Físico, Personal Trainner, Técnico de Esportes; Treinador de Esportes; Preparador Físico-corporal; Professor de Educação Corporal; Orientador de Exercícios Corporais; Monitor de Atividades Corporais; Motricista e Cinesiólogo.

O profissional formado nessa área pode atuar com ginástica laboral, esportes e até mesmo em áreas recreativas. Já o profissional licenciado atua exclusivamente na Educação Básica, enquanto o Bacharelado possibilita o trabalho em outras áreas não relacionadas com o ensino.

O Profissional de Educação Física atua sempre diretamente relacionado com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida da população.

O Símbolo da Educação Física é o Discóbolo de Mirón e foi escolhido como uma forma de simbolizar a força e o dinamismo da profissão. Quatrocentos e cinquenta anos antes de Cristo, o grego Miron criou o símbolo das práticas esportivas, o Discóbolo, um arremessador de disco; o que comprova que os esportes existiam desde os tempos mais antigos. A pedra do curso, por sua vez, é a de cor verde, que é usada por todos os profissionais da saúde.

MAIS NOTÍCIAS