Notícias


Índice de Confiança dos Empresários do Comércio tem pessimismo recorde

Apesar da mínima histórica, empresários vislumbram expectativas mais otimistas para os próximos meses
25/08/2020 Usine de Notícias – Foto: Divulgação

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC-RS) registrou no mês de agosto pessimismo recorde aos 73,5 pontos. A sondagem, realizada pela CNC nos últimos dez dias de julho, divulgada em 24 de agosto pela Fecomércio-RS, traz sinais de desaceleração das perdas de confiança.

Apesar das perdas serem grandes quando comparadas ao mesmo período do ano passado, a queda de 1,2% do ICEC-RS na comparação com o mês anterior, quinta baixa consecutiva, foi inferior ao recuo de 2,3% do mês anterior, o que denota uma desaceleração das perdas de confiança. Esse resultado se refletiu de maneira distinta entre as três óticas de análise: Condição Atual, Expectativas e Investimentos.

Entre seus três componentes, a pior avaliação diz respeito às Condições Atuais (ICAEC), que alcançou o resultado ínfimo de 37,4 pontos com uma queda de 14,8% na margem, superior a contração do mês anterior.

O prolongamento dos efeitos das medidas de combate à crise sanitária corroeu a percepção dos empresários acerca das condições atuais da economia, do setor e também da própria empresa, sublinhando a insatisfação da categoria com o momento atual.

O Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) teve a sexta queda consecutiva na margem, mas neste mês com a característica de desaceleração da queda. Ao variar -5,1%, o IIEC caiu menos que no mês de julho desse ano, quando registrou perda de 7,1%. Dos componentes do IIEC, à exceção da situação atual dos estoques, todos se encontram no menor patamar desde o início da série histórica em março de 2011.

O único resultado positivo da edição de agosto do ICEC-RS foi relacionado às expectativas. Pelo segundo mês consecutivo, o Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) teve alta na margem ao registrar variação de 7,0%, superior ao verificado no mês anterior (4,8%).

Com isso, o IEEC atingiu os 113,5 pontos indicando que, embora a realidade enfrentada no dia a dia continue derrubado a confiança dos varejistas, a perspectiva de dias melhores continua ganhando força e reflete o caráter naturalmente mais otimista dos empreendedores.

“As pesquisas da CNC tomam as capitais como parâmetro para os Estados. O resultado do ICEC-RS de julho reflete basicamente a dinâmica das medidas de distanciamento social implementadas em Porto Alegre, que foram mais duras do que na média do Estado. Durante praticamente todo o mês de julho, o varejo não essencial no município teve de operar de portas fechadas, com receitas pequenas e custos que permaneceram pressionando o caixa das empresas.", explicou Luis Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS.

"A reversão desse quadro de baixa confiança somente ocorrerá quando houver menos incerteza quanto às condições de abertura dos negócios e da dinâmica da economia nos próximos meses”, concluiu o presidente.

MAIS NOTÍCIAS