Notícias


Carlos Frantz, de Tapes, assume a presidência do Núcleo de Inovação Tecnológica da Uergs

Frantz é mestre e doutorando em Administração com ênfase em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade
24/08/2020 Uergs / Daiane de Carvalho Madruga – Foto: Divulgação

O professor Carlos Alberto Frantz, da Unidade em Tapes, assumiu recentemente a presidência do Núcleo de Inovação Tecnológica da Uergs (NIT).

O órgão é o responsável pela política institucional de propriedade intelectual e é composto por estudantes, funcionários docentes e do quadro técnico e de apoio administrativo da Uergs, além de membros externos.

Frantz é mestre e doutorando em Administração com ênfase em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade e ingressou na Uergs em 2016, atuando como professor no curso de Administração da Unidade em Tapes.

Desde então, tem se envolvido em iniciativas como a coordenação do projeto de extensão de incentivo à implantação de uma Empresa Júnior no curso de Administração e no projeto de pesquisa Mapeamento dos Ecossistemas de Inovação das Regiões Sul e Centro Sul do Rio Grande do Sul.

O professor também é membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Administração Rural e Agroindustrial da Uergs, do Comitê Técnico do Programa Inova RS Região Metropolitana e Litoral Norte e do Conselho Consultivo do Programa TechFuturo , ambos da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia.

Entre outras ações, o NIT atua na viabilização do registro de proteção da propriedade intelectual desenvolvida por estudantes e por funcionários do quadro docente e do quadro técnico e de apoio administrativo. Em 2018, a Uergs registrou sua primeira patente, fruto de uma pesquisa realizada na Unidade no Litoral Norte, em parceria com a Ufrgs.

Não há um prazo pré-definido para a permanência de docentes na presidência do NIT. Enquanto estiver à frente da coordenação do Núcleo, Carlos pretende priorizar duas frentes: no fomento à cultura de inovação, da propriedade intelectual, da transferência de tecnologia e do empreendedorismo; e no fortalecimento da atuação do NIT da Uergs com empresas, órgãos governamentais e demais organizações da sociedade civil. Para isso, está trabalhando na estruturação do Núcleo por meio de ferramentas de gestão, manuais e documentos sobre propriedade intelectual e transferência de tecnologia.  

Saiba mais sobre o Núcleo de Inovação Tecnológica da Uergs

A missão do NIT é "Fortalecer, direcionar, manter e captar parcerias da Uergs com empresas, órgãos de governo e demais organizações da sociedade civil, gerando oportunidades para que as atividades de ensino, pesquisa e extensão da instituição sejam beneficiadas por meio destas interações e contribuindo para o desenvolvimento regional sustentável, através de processos de inovação e empreendedorismo nos mais diversos aspectos."

Os objetivos do NIT são os seguintes:

Criar, implementar e promover a política institucional de propriedade intelectual e transferência de tecnologia, em consonância com a PROPPG da Uergs;

Divulgar e implementar os procedimentos necessários para a proteção da propriedade intelectual dos resultados de pesquisa realizada nas diferentes unidades da Uergs com/sem parceiros externos;
Divulgar e implementar os procedimentos necessários para a transferência de tecnologia de produtos e/ou processos;

Viabilizar o registro e proteção da propriedade intelectual desenvolvida pelos estudantes e por funcionários do quadro docente e do quadro técnico e de apoio administrativo da Uergs, bem como viabilizar a industrialização e comercialização das tecnologias geradas pela Uergs;

Realizar captação de recursos para a pesquisa, desenvolvimento e inovação na Uergs; Disseminar a cultura da importância da Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia na Comunidade acadêmica da Uergs e entre servidores/funcionários/pesquisadores de outras entidades/fundações do Estado do Rio Grande do Sul.

O NIT atualmente conta com os seguintes membros:

Funcionários docentes:  Carlos Alberto Frantz dos Santos, Éder Julio Kinast, Bárbara Estevão Clasen, Débora da Silva Motta Matos, Erli Schneider Costa, Juçara Bordin, Lilian Raquel Hickert, Rafael Haag e Marc François Richter;

Funcionários do quadro técnico e de apoio administrativo: Alexandra de Souza Scholant, André Silvestri Schuh e Laura Clara Gehrke;

Estudantes: Micaela Gomes de Jesus e Luidy Santos Peres da Silva;

Membros Externos: Felipe Grando Brandão (Sedetec/UFRGS), Manuela Bruxel (AITT/Feevale), Mauro Mastella (Nite UFSCPA) e Thiago Severo Gonçalves (Centro Universitário Uniftec).

MAIS NOTÍCIAS