Notícias


Projeto concede Título de Camaquense Honorária à Prof.ª Jussara da Rocha Jaquês, em Camaquã

Após leitura, projeto foi encaminhado para análise da CCJ
24/08/2020 Redação Portal de Camaquã - Foto: Divulgação

Na segunda-feira, dia 17 de agosto, foi lido no expediente da 173ª Sessão Ordinária do Poder Legislativo de Camaquã, o Projeto de Decreto Legislativo nº 3 de 2020, de autoria do Ver. Prof. Claiton Silva.

O projeto, aprovado pelo Colégio de Líderes, concede o Título de Camaquense Honorária à Prof.ª Jussara da Rocha Jaquês.

Após a leitura no expediente, o projeto seguiu tramitação, sendo encaminhado para a análise da Comissão de Constituição e Justiça que, após a emissão do parecer, estará apto para discussão e votação.

Sobre a homenageada


JUSSARA DA ROCHA JAQUÊS nasceu em 08 de maio de 1960, no Dia das Mães, no Distrito de São Braz, município de Camaquã e hoje pertencente à Chuvisca. Filha do funcionário público e Expedicionário da FEB, Agenor Ribeiro da Rocha e da professora Maria Fonseca da Rocha. Tem três irmãos: Luiz Carlos, Flávio e Elisete. Desde cedo já teve contato com os livros, alfabetizando-se aos 4 anos de idade assistindo indiretamente as aulas dadas por sua mãe, quando então começou a ler livros de histórias infantis. Concluiu a 5a Série em 1969. Em 1970, quando ainda estava com 9 anos, sua família fixou residência em Camaquã para que ela pudesse prosseguir os estudos. Neste ano foi aprovada no Exame de Admissão para o Curso Ginasial, mas não foi aceita devido à pouca idade. Para não ficar sem estudar, seus pais a matricularam novamente na 5a série no Grupo Escolar Manoel da Silva Pacheco. Em 1971, novamente aprovada no Exame de Admissão, ingressou no Curso Ginasial na Escola São João Batista, das Irmãs Bernardinas, concluindo-o em 1974. Em 1975 iniciou o Ensino Médio no Colégio Estadual de Camaquã, com conclusão em 1977. Sempre apresentou facilidade na aprendizagem das ciências e fácil comunicação para ensinar os colegas, razão esta que a levaram a ingressar, em 1978, na Licenciatura em Física na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, concluindo em 1983. Em 1986 qualificou-se no Pós-Graduação em Ciências Físicas na mesma Universidade. Sempre apaixonada pelos estudos, em 2003 tirou o 1o lugar na prova de seleção para o Mestrado em Física e Matemática na PUC, o que lhe garantiu uma bolsa de estudos integral para a realização do Curso, defendendo a dissertação intitulada “Avaliação Mediadora: uma proposta para a Educação Superior”.

Sua vida profissional iniciou-se em 1984, quando foi aprovada no Concurso do Magistério Municipal de Camaquã, sendo cedida para atuar na Escola Estadual de 1º e 2º Graus Cônego Luiz Walter Hanquet. Neste mesmo ano ingressou como professora de Matemática e Física da Escola São João Batista, desligando-se em 1989. Na FUNDASUL foi docente de Física, Cálculo e Prática de Ensino de Matemática de 1984 a 2008. Em 1988 foi aprovada nos concursos do Magistério Estadual, sendo cedida ao Município de Camaquã para, no período de 1989 a 1996, assumir, junto com a Profa Wani Woloski, a Secretaria Municipal de Educação. Estes foram anos de muito trabalho e de implantação de projetos que perduram até os dias atuais. Juntas criaram escolas pólo com transporte escolar, a Escola Agropecuária, Seminários e Cursos para os professores, dinamizaram a Semana da Pátria, promoveram concursos e eleição direta para diretores, realizaram olimpíadas estudantis, reativaram o Conselho Municipal de Educação e criaram o Centro de Atendimento ao Educando, entre tantas outras realizações. Em 1997 foi dar sua contribuição levando a sua experiência ao município de Chuvisca, recém emancipado. Trabalhou durante 3 anos como assessora na Secretaria Municipal de Educação. Naquele município pode colocar em prática o que aprendeu: realizou concursos para professores, criou o Plano de Carreira do Magistério, implantou escolas pólo com transporte escolar, municipalizou a merenda escolar e auxiliou as demais secretarias com o que tinha aprendido em Camaquã.

Nos anos de 1999 e 2000 deu sua contribuição como Vice-Diretora da Escola de Educação Infantil Toquinho de Gente. Pela sua experiência e trabalho que desempenhou em Prefeituras durante 11 anos, foi convidada a assumir, em 2000, a Secretaria de Educação do Município de Camaquã. Foi um ano difícil, mas tinha uma equipe coesa, amiga e competente, o que lhe permitiu concluir o trabalho com êxito nas mais diversas áreas. Uma delas foi a Semana da Pátria com o Tema “Brasil 500 Anos”, fato que lhe emociona até hoje. No período de 2003 a 2006 atuou como docente de Física no Colégio Mundi Lucere. Como representante dos docentes da FUNDASUL, em 2008, atuou como Conselheira no Conselho Diretor da Mantenedora. De 2009 a 2012 assumiu a direção das Faculdades mantidas pela FUNDASUL quando, num trabalho da equipe desta Instituição, implantou Curso Técnico em Saúde Bucal, Especialização Técnica em Nefrologia e Curso de Educação Física, nas modalidades de Licenciatura e Bacharelado.

É casada há 34 anos com Caiçara Jaquês. Juntos formam uma dupla que encanta os amigos. Sempre gostou do trabalho solidário. Já fez parte do Lions Clube de Camaquã. Atualmente é voluntária da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Camaquã e Núcleo dos Colorados de Camaquã. Aliás, o Sport Club Internacional é uma das suas maiores paixões. Esta paixão a levou a associar-se ao Núcleo dos Colorados de Camaquã em 1996, sendo que na Gestão 2012 – 2013 assumiu a Presidência da Associação. Jussara é uma pessoa que espalha alegria por onde passa. Tem uma energia e um otimismo que a faz vencer os difíceis obstáculos que a vida lhe apresenta ou já apresentou, como em 2006, quando venceu a batalha contra um câncer. Fala que sua cura teve 6 pilares: amor, fé, família, equipe médica, amigos e o Sport Club Internacional, sem importar a ordem, mas todos juntos.

Em 2013 assumiu novamente o cargo de Secretária Municipal da Educação de Camaquã. Nesta gestão, sua equipe ampliou a rede de atendimento à Educação Infantil, reestruturou a Lei de Eleição de Diretores das Escolas Municipais, construiu e implantou o Plano Municipal de Educação. De 2013 a 2017, assumiu o cargo de tesoureira na União dos Dirigentes Municipais de Educação do RS - UNDIME/RS, com a tarefa de proporcionar aos Secretários Municipais de Educação do RS a necessária qualificação para o desempenho de suas funções. Atualmente exerce suas funções no Instituto Estadual de Educação Cônego Luiz Walter Hanquet. Nestes 36 anos de magistério conquistou o respeito e admiração da comunidade, porque sempre foi uma professora competente, responsável e amiga dos alunos. Em razão disso, recebeu incontáveis homenagens, sendo a cada ano convidada para paraninfa de várias turmas do Ensino Médio e Educação Superior.

Sempre dedicou-se muito a sua profissão de professora, pois acredita que o ato de educar é um dom que Deus lhe deu para que pudesse plantar sementes que levam anos para dar frutos, mas que quando nascem, são fortes e vigorosos, capazes de enfrentar as intempéries e renascerem cada vez melhores.

Formações:

1965 - Concluiu a 1ª série através de uma prova enviada pela Secretaria Municipal da Educação de Camaquã;

1965 / 1969 - 2ª e 3ª séries na Escola Municipal Emílio Meyer, 4ª e 5ª séries na Escola Municipal Getúlio Vargas;

1971 / 1974 - Curso Ginasial na Escola São João Batista, das Irmãs Bernardinas;

1975 / 1977 - Ensino Médio no Colégio Estadual de Camaquã;

1978 / 1983 - Licenciatura em Física na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS;

1984 - Concurso do Magistério Municipal de Camaquã;

1986 - Pós Graduação em Ciências Físicas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS;

1988 - Concurso do Magistério Estadual;

2003 - 1o lugar na prova de seleção para o Mestrado em Física e Matemática na PUC/RS.

MAIS NOTÍCIAS