Notícias


Concluída reforma da cozinha na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba

O espaço tem capacidade para a produção de 900 refeições diárias
20/08/2020 Ascom Susepe – Foto: Divulgação

A reforma da cozinha geral da Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba (PEFG), que iniciou em junho, foi realizada com mão de obra de apenados da Colônia Penal Agrícola de Charqueadas (CPA), e prestadores de serviço.

O espaço, que tem capacidade para a produção de 900 refeições diárias, apresentou problema de ligação na tubulação com a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que foi sanado em janeiro, mas, em seguida, a estrutura da cozinha também precisou de obras de melhorias.

Com isso, ocorreu a troca da tubulação hidráulica, reparos na rede elétrica, pintura das paredes, troca do piso, colocação de um forro novo e conserto das coifas.

A direção da casa prisional redirecionou alguns materiais de obras que estavam guardados, e o restante necessário para a conclusão da reforma foi adquirido por meio da 10ª Delegacia Penitenciária Regional, e pelo  Departamento Administrativo (DA) da Susepe.

Antes da reforma

Para a diretora da unidade prisional, Roberta Zabadal, o sistema prisional, para além do cumprimento de pena, deve preparar as pessoas para o reingresso na sociedade.

"Cabe salientar que é de extrema importância que o ambiente prisional seja acolhedor e, mais ainda, promova oportunidades para o trabalho prisional. Possibilitar a reforma da cozinha geral em um ambiente novo, limpo e organizado promove o retorno ao convívio social", reiterou Roberta.

Cerca de doze apenadas trabalham na cozinha geral, que atende as galerias. Elas têm direito à remição de pena, a cada três dias de trabalho, diminui um da pena total.

A cozinha também recebeu fogões e freezer novos, sendo que a igreja Universal disponibilizou o fogão industrial.

A direção da PEFG agradeceu ao diretor da CPA, Edson Diovane Rosa Viana, que ajudou na logística da seleção dos apenados que reformaram a cozinha, e ao vice-diretor da PEFG, Clairton Karnikoviski, que coordenou o projeto da reforma.

Penitenciária Feminina de Guaíba

A Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba Julieta Balestro (PEFG) é a maior penitenciária feminina do Estado. Sua inauguração ocorreu em 2011, e abriga mulheres, em sua maioria, residentes das cidades de Guaíba, Charqueadas, Camaquã, Eldorado do Sul, São Jerônimo, Porto Alegre e região metropolitana, com efetivo prisional de aproximadamente 291 apenadas. O complexo possui 7.723 m² de área total construída e oferece 432.

MAIS NOTÍCIAS