Notícias


Prefeitura de Encruzilhada do Sul entrega posto Dra. Maria Pia Pfeifer Cruz – campos verdes à comunidade

Local terá acessibilidade, sala de vacinação e equipe completa de agentes de saúde para toda área de cobertura
01/07/2020 Texto e Foto: Prefeitura de Encruzilhada do Sul
Anterior Próximo

Inaugurou na última terça-feira, dia 23 de junho de 2020, o novo prédio do ESF Campos Verdes, obra feita com recursos federais e próprios, que volta a atender a população agora com mais proximidade e benefícios como acessibilidade, sala de vacinação e equipe completa de agentes de saúde para toda área de cobertura.

O ESF Campos Verdes passa se chamar ESF Dra. Maria Pia Pfeifer Cruz. A homenageada (foi médica pediatra em nosso município, diretora do corpo clínico do Hospital Santa Bárbara e durante toda a sua carreira profissional, se destacou com o lado humano e carinhoso que tratava a todos seus pacientes, especialmente os mais pobres e com mais dificuldades.

Seu pai, Dr. Mario Pfeifer foi médico cirurgião de nosso município, onde prestou atendimentos por muitos anos, deixando também uma marca muito importante de seu trabalho e de seu convívio com a nossa comunidade.

Quanto à homenagem do nome proposto para o posto de saúde, Dra. Maria Pia Pfeifer Cruz, foi de origem do próprio secretário Pedrinho, quando era vereador no município, ainda em 2007.

O prédio novo de ESF Campos Verdes conta com 19 salas, uma médica do Programa Mais Médicos, uma enfermeira e três técnicos de enfermagem.

Seu horário de funcionamento é de dois turnos, ou seja, aberto aos moradores do município cadastrados naquela unidade das 8h às 12h e das 13h 30 até as 17h de segunda à sexta-feira.

Além disso, evita-se que as pessoas mais idosas e outras com doenças crônicas tenham que se deslocar para um lugar mais distante.

Outro fator, refere-se à equipe de profissionais, que com ambiente novo, mais adequado às suas atividades, vai resultar numa melhor prestação de serviço, melhorando a qualidade do atendimento.

O Secretário Municipal de Saúde, Pedro Soares de Freitas destacou a importância do “posto de saúde” retornar ao bairro de origem, atendendo as pessoas perto das suas casas, que é protocolo do Ministério da Saúde, e, fator determinante na construção de um relacionamento mais próximo entre a equipe de saúde e seus pacientes.

Pedrinho finalizou, lembrando que a construção de uma saúde melhor para todos é realizada passo a passo, dia a dia, com muita seriedade, responsabilidade e pensando tão somente no bem comum.

Devolvemos, nesta semana, o “posto de saúde da Campos Verdes” para o coração da sua gente e no dia 25 de junho, foi assinado contrato de reconstrução do posto de saúde do bairro lava pés, cujas obras irão ser iniciadas nos próximos dias, com previsão de entrega até final do ano.

MAIS NOTÍCIAS