Notícias


Aulas só serão retomadas em situação segura da pandemia, em São Lourenço do Sul

O grupo contará com participação da Gestão Municipal, representantes de escolas públicas e privadas e autoridades em saúde, para debater o retorno das aulas
11/06/2020 Ascom Prefeitura de São Lourenço do Sul - Foto: Aline Ponce from Pixabay / Divulgação
Atendendo a Portaria do Estado do Rio Grande do Sul, o município de São Lourenço do Sul criará o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) local, para debate conjunto da volta as aulas.

Este grupo contará com participação da Gestão Municipal, representantes de escolas públicas e privadas e autoridades em saúde, para debater o retorno das aulas e as formas para que isso ocorra com segurança, quando o cenário da pandemia estiver controlado.

A Gestão Municipal iniciou o debate sobre o retorno as aulas, após o governo do Estado editar portaria com uma série de orientações e determinações. No entanto, alunos e profissionais do ensino só retornarão as salas de aula em São Lourenço do Sul quando o cenário for totalmente favorável a isso, de forma segura para a comunidade, após decisão conjunta entre os participantes do Centro de Operações de Emergência que será criado. Será também uma decisão conjunta entre os prefeitos da região, quando a situação estadual e regional não representar riscos.

Para que as aulas sejam retomadas, várias medidas deverão ser adotadas, com proteção dos alunos e dos profissionais da educação, com respeito aos planos de contingência, distanciamento controlado, monitoramento de informações sobre a pandemia, adequação dos espaços escolares.

As instituições deverão apresentar Planos de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle do Novo Coronavírus e serão realizadas capacitações para a comunidade escolar sobre os cuidados necessários. Serão também criados protocolos para a reabertura das instituições de ensino.

MAIS NOTÍCIAS