Notícias


Cras São Gonçalo no Navegantes, em Pelotas, é reformado e tem serviços ampliados

Município investe mais de R$ 269 mil para transformar o Centro, referência a 5 mil famílias da região
11/09/2019 Por Assessoria de Comunicação de Pelotas / Repórter: Luiza Meirelles - Fotos: Igor Sobral
Anterior Próximo

Pensando em qualificar e ampliar o atendimento para cerca de 5 mil pessoas da região do São Gonçalo, a Prefeitura investe R$ 269.809,07, recursos próprios, na reforma total do prédio que sedia o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no Navegantes.

A requalificação da unidade inclui troca de pisos, forros e esquadrias; conserto do telhado, da rede elétrica e do sistema de esgoto; pintura geral; e novo mobiliário para cozinha.

Além de renovar toda a estrutura, serviços importantes para a comunidade serão somados à rotina do Cras, como biblioteca, sala de jogos para as crianças e sala multimídia. Cerca de 40% da obra – a primeira grande intervenção desde a inauguração do prédio há três décadas – já foi executada.

Outra novidade é o amplo espaço que será destinado à realização e à atualização do Cadastro Único – uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social (SAS) para facilitar o acesso da população a benefícios nos bairros. A descentralização do CadÚnico já chegou aos Cras Três Vendas, Areal e Fragata.

“Para a comunidade é um grande ganho. A estrutura que estava precária vai melhorar e, consequentemente, refletir nas pessoas, uma vez que o atendimento será qualificado. A equipe está entusiasmada com a reforma”, conta a coordenadora do Cras São Gonçalo, Gabriela Mimbarcas.
 
Melhorias à população

A previsão é de que a reforma, que permitirá reativar algumas salas graças às melhorias, seja concluída em dezembro. A instalação de duas canchas de futebol e de vôlei, na área externa do Centro, é idealizada pela SAS, que também investe recursos na implantação de sistema de videomonitoramento.

A mãe de João Miguel, 4 meses, Roseane Antunes, acredita que a requalificação será importante para os moradores, sobretudo, os menores. “Vai ficar bem melhor e mais crianças poderão ser beneficiadas pelo atendimento daqui, que é muito bom”, opina a moradora.

Com 1.088 metros quadrados – a maior estrutura de assistência social do Município, depois da Secretaria –, a unidade mantém projetos voltados a crianças, jovens, adultos e idosos, por meio de serviços de convivência, atividades educativas, esportivas e culturais, além de atendimento com assistentes sociais e psicólogos.

Em média, 50 almoços e 140 lanches – entre manhã e tarde – são oferecidos. O ‘Vida Ativa’ também chega ao Centro para estimular a prática de atividades físicas.

Quatro conjuntos de banheiros, um deles com acessibilidade, estarão à disposição dos usuários com a revitalização do Cras, que mantém uma horta cultivada pelos usuários. Assistente Social há dez anos na unidade, Ana Lúcia Caldeira, projeta que a obra impacte na ampliação do acolhimento. “A intenção é poder chamar mais crianças para as atividades”, reforça.

Conheça o Centro

O Centro, um dos cinco Cras do Município, fica na rua Darcy Vargas, 212, atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e conta com a atuação de 19 funcionários – entre educadores sociais, psicólogos, assistentes sociais, cozinheiras e auxiliares de limpeza. A obra é executada pela empresa Hook Engenharia e Construção.


MAIS NOTÍCIAS