Notícias


Palestra e ações esclarecem a Distrofia Muscular de Duchenne, em Pelotas, nesta quinta, dia 12 de setembro

Evento será realizado no auditório da Smed, na Praça 20 de Setembro
11/09/2019 Por Assessoria de Comunicação de Pelotas / Repórter: Daiane Santos – Foto: Arek Socha from Pixabay / Divulgação

Nesta quinta-feira, dia 12 de setembro de 2019, às 14h, será realizada palestra sobre Distrofia Muscular de Duchenne, doença genética degenerativa e incapacitante que acomete, em quase 100% dos casos, meninos.

O evento será no auditório da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), na Praça 20 de Setembro, 366. Ministrado pela médica geneticista Cláudia Fernandes, o encontro deverá reunir cerca de 75 profissionais da saúde de Pelotas, que receberão informações sobre a patologia.

Já no domingo, dia 15 de setembro de 2019, a partir das 14h, a Praça Dom Antônio Zattera vai sediar atividade de conscientização sobre esse tipo de distrofia.

A ação, realizada pela associação Mães Duchenne Becker Pelotas, tem o apoio da Prefeitura, via da Secretaria de Saúde (SMS). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 98439-9105.

Entenda a doença

Segundo o Ministério da Saúde, as distrofias musculares, incluindo a Duchenne, compõem um grupo de desordens caracterizadas por fraqueza e atrofia muscular de origem genética que ocorre pela ausência ou formação inadequada de proteínas essenciais ao funcionamento da fisiologia da célula muscular, cuja característica principal é o enfraquecimento progressivo da musculatura esquelética, prejudicando os movimentos. A distrofia de Duchenne está incluída no rol de doenças raras e costuma afetar mais homens, atingindo uma a cada 3,5 mil pessoas do sexo masculino.

MAIS NOTÍCIAS