Notícias


Inseminação de bovinos melhora a qualidade genética na agricultura familiar, em Dom Feliciano

O valor da dose do sêmen é repassado ao produtor
11/09/2019 Por Ascom Prefeitura de Dom Feliciano – Foto: Prefeitura de Dom Feliciano

A Prefeitura de Dom Feliciano, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável e Meio Ambiente, realiza cerca de 25 inseminações artificiais em bovinos por mês.

Dá conta da tarefa, o servidor municipal Valdemir Binkowski. O valor da dose do sêmen – R$ 30, é repassado ao produtor, que tem a assessoria técnica e o procedimento gratuitos.  

“Para pequena propriedade é importante, visando o melhoramento genético”, diz o agricultor João Paulo Schröder. “Não temos condições de criar um touro para poucas vacas”. Paulo também produz silagem de milho e comercializa o excedente.

A secretaria dispõe das raças Holandesa, Jersey, Pardo Suíço, Gir, Aberdeem Angus, Red Angus, Senepol, Simental, Hereford, Braford e Devon.

“Esta ação da Secretaria objetiva qualificar, a médio e longo prazo, o rebanho de corte e leite de pequenos produtores rurais”, explica Valdemir. O casal Roni e Claudia Lanzghanz também é beneficiário da proposta, juntamente com mais 240 famílias cadastradas.

Os interessados podem entrar em contato, através do telefone (51) 3677.1235 ou com o técnico responsável – Valdemir (51) 9.9733.5226.

MAIS NOTÍCIAS