Notícias


Três unidades prisionais realizam visita virtual aos presos

Na Penitenciária de Canoas 1, todos os apenados terão oportunidade de conversar com familiares por meio do Skype
18/04/2020 Ascom Susepe / Edição: Secom - Foto: Ascom Susepe

A visita virtual de familiares para pessoas presas em determinadas casas prisionais está permitida desde 8 de abril, a partir de uma portaria publicada pela Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Trata-se de uma alternativa que os operadores da execução penal contam para reduzir os impactos da pandemia no ambiente prisional.

A operacionalização da medida, que surgiu como projeto-piloto, começou a dar resultados práticos e positivos no decorrer desta semana. O objetivo da televisita é reduzir o impacto do afastamento social, determinado para evitar a disseminação do coronavírus no sistema prisional.

Penitenciária Estadual do Jacuí

A Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), primeira casa prisional a passar pelo projeto-piloto no RS, agendou para oito famílias conversarem durante 10 minutos com o preso de sua relação.

As conversas ocorreram no parlatório da instituição, no dia 13 de abril. A modalidade da visita ocorreu em conformidade com a portaria, que indica o agendamento prévio por parte dos familiares para ter acesso a chamadas de áudio ou vídeo.

Penitenciária Estadual de Porto Alegre

Na Penitenciária Estadual de Porto Alegre (Pepoa), os apenados da cozinha administrativa e da geral conseguiram conversar com seus familiares pelo telefone, informou o diretor da unidade prisional, Leonardo Peixoto.

O procedimento foi acompanhado por agentes penitenciários, uma psicóloga e uma agente penitenciária administrativa, no último dia 8. Conforme a direção da Pepoa, 260 apenados estão inscritos para conversarem com seus familiares por meio virtual.

Complexo Penitenciário de Canoas

A interação entre presos e seus familiares ocorrerá de forma sistemática, com organização do setor técnico e da segurança no Complexo Prisional de Canoas. A Penitenciária de Canoas 1 (Pecan1) adotou a televisita desde quinta-feira (16/4).

Conforme a diretora da unidade, Magda Pires, todos os apenados terão a oportunidade de conversar com seus familiares por meio do recurso tecnológico. “A Pecan 1 recebeu o equipamento de multimídia necessário para realização das chamadas de vídeos por meio do Skype”, explica. As chamadas serão gerenciadas por um servidor da penitenciária.

MAIS NOTÍCIAS