Notícias


Conferências regionais do Esporte são adiadas

É provável que as etapas dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que seriam apoiadas pela SEL, não ocorram em 2020
15/04/2020 Ascom SEL / Edição: Secom – Foto: Skeeze from Pixabay / Divulgação

A etapa regional da Conferência Estadual do Esporte e Lazer, que aconteceria na quarta-feira (15/4) no município de Pelotas, foi adiada em razão da pandemia do coronavírus (Covid-19). Dessa forma, as conferências que estavam programadas para ocorrerem em nove regiões do Estado ficam postergadas.

Elas têm como finalidade discutir com a comunidade as formas de planejamento, organização e execução de diretrizes das políticas públicas municipais e estadual do Rio Grande do Sul. Três eixos serão tratados nos encontros organizados pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL): esporte de rendimento, esporte educacional e esporte de participação e lazer.

“O remédio é amargo, e como disse o governador, não há tratamento sem efeitos colaterais. Neste momento precisamos pensar na saúde das pessoas. Vamos aguardar o segundo semestre e ver o que é possível realizar no calendário esportivo de 2020”, disse o secretário do Esporte e Lazer, João Derly.

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o Comitê de Crise CBDU Covid-19, diante dos recentes acontecimentos provocados pela pandemia no Brasil e no mundo, suspenderam todos os campeonatos organizados pela confederação.

É provável que as etapas dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que seriam apoiadas pela SEL, não ocorram em 2020. Elas estavam marcadas para o período de 14 a 18 de abril nos JUBs de vôlei de praia, em Aracaju (SE), e de 29 de abril a 3 de maio nos JUBs de lutas, em Trindade (GO).

Jogos escolares cancelados

A primeira edição dos Jogos Escolares Metropolitanos, que ocorreria de 25 a 29 de maio, em Novo Hamburgo e Campo Bom, também foi cancelada devido à pandemia e em virtude de diversos eventos esportivos na Região Metropolitana terem sido adiados ou cancelados.

O Rio Grande do Sul seria sede da etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) em 2020. A etapa regional Amarela (Sul, Sudeste, Goiás e Mato Grosso do Sul) estava prevista para ocorrer no município de Gramado. Devido ao agravamento da pandemia, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) cancelou as etapas regionais dos JEJ, previstas para setembro.

MAIS NOTÍCIAS