Notícias


Isolados, mas no mesmo terreno

Docente do Senac Gestão & Negócios traz dicas para vidas dentro de condomínios
07/04/2020 Usine de Notícias – Foto: StockSnap por Pixabay / Divulgação

Com o avanço da pandemia do coronavírus, nossas estruturas de relacionamento social mudou. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que todos fiquem em casa para evitar aglomerações e o contágio pelo COVID-19. Mas como fazer isso vivendo em um condomínio?

O docente do curso de formação de Síndico Profissional do Senac Gestão & Negócios, Marcelo Borba, traz algumas dicas de como a vida dos condôminos pode melhorar em tempos de quarentena.

“Um trabalho de conscientização e de mobilização das pessoas para tratarem tudo isso com a seriedade devida”, esse é o primeiro passo para o docente na hora de evitar o contágio dentro do próprio condomínio. Lembretes em todos os canais de comunicação podem contribuir também com o resultado.

Outra boa prática é a montagem de um plano de ação conforme as particularidades do condomínio, levando em conta o tamanho e o número de moradores. O grande números de pessoas em isolamento também traz outro problema: o estresse. Para driblar a discussão entre os vizinhos, o especialista aposta na comunicação.

“Deixar bem claro que tal cenário impacta a todos e que a empatia se torna algo essencial em momentos como esse é importante. A informação é uma forte arma contra estresses desnecessários”. Outro ponto importante é os grupos de WhatsApp dos condomínios, onde é interessante evitar qualquer tipo de situação conflitante, que pode acarretar em brigas maiores.

Muitos condomínios contam com áreas comuns, como piscinas e academias, portanto, é preciso dar uma atenção especial também para esses lugares. Para Marcelo, a decisão é pontual. “O síndico precisa respeitar o decreto municipal que ordenou o fechamento. A comunicação também vai ajudar isso”.

É importante um alinhamento de todo ecossistema que envolve o condomínio. A prevenção nesse momento é o melhor caminho para todos e a atenção redobrada na limpeza e segurança é primordial.

MAIS NOTÍCIAS