Notícias


Regar Plantas: tudo o que você precisa saber para não fazer errado

Floricultura Alecrim oferece estacionamento próprio e atendimento de qualidade
06/04/2020 Redação Portal de Camaquã – Foto: Floricultura Alecrim

Não é segredo que para o desenvolvimento de plantas elas precisam receber as conhecidas regas. Parece uma tarefa fácil e até mesmo óbvia, no entanto exige alguns cuidados específicos para que a saúde e beleza das plantas seja preservada.

▪ Qual o melhor horário para regar minhas plantas?❓

Os melhores e mais indicados para realizar as regas são o período da manhã e o fim da tarde (depois das 15 horas).

Não é interessante regar ao meio-dia, pois, por se tratar de um horário muito quente, a água evapora rapidamente, fazendo com que a planta não tenha tempo para absorção.

Também não é recomendado realizar as regas durante a noite pois nesse período as plantas não absorvem a quantidade ideal de água, e as folhas demoram muito a secar. Isso pode acarretar no acúmulo de fungos ou até mesmo apodrecimento da raiz.

▪ De quanto em quanto tempo devo regar minhas plantas❓

Não há um tempo exato. Não é necessário seguir fielmente um cronograma. É preciso avaliar as condições do solo e do dia, pois esses fatores podem levar ao excesso ou à falta de água.

Há dias mais quentes, mais frios, mais úmidos, mais secos, mais ensolarados, nublados… Cada dia a perda de água é completamente diferente. E é considerando isso que realizará as regas.

Mexa a terra com o dedo ou com um palito de sorvete. Você conseguirá observar se está seca ou úmida por baixo da superfície.

Se ainda estiver molhada, deixe a rega para outro momento. Algumas espécies de plantas precisam de regas mais frequentes. Outras, nem tanto. Por isso é necessário sempre realizar a verificação antes de regá-las.

▪Como realizar a rega❓

São vários os fatores que determinam a quantidade de água que deve colocar nas plantas. Porém, uma regra geral é evitar o encharcamento da terra. Mas lembre-se que há exceções.

O excesso de água pode afogar as raízes das plantas, que precisam de ar. Isso aumentará o surgimento de fungos e doenças.

Procure sempre realizar regas em modo lento, parando assim que a água começar a demorar um pouco a entrar na terra. Ou então, quando a água escorrer ao fundo do vaso.

▪Posso molhar as folhas❓

Depende do tipo de planta. Há espécies que apresentam folhas sensíveis, como as violetas por exemplo. Nesse caso, isso deve ser evitado.

Em outras palavras: Molhar as folhas não é preciso, mas às vezes acaba sendo inevitável.

Caso observe seus pratinhos cheios d’água, isso poderá indicar excesso. Reduza a quantidade de água e lembre-se de sempre colocar areia grossa para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

A Floricultura Alecrim está localizada na Rua Júlio de Castilhos, nº 359 - Centro / Camaquã, oferecendo um atendimento de qualidade aos seus clientes e amigos, incluindo estacionamento próprio.

Maiores informações pelos fones: (51) 3692.3144 – 9.8649.1996.

MAIS NOTÍCIAS