Notícias


Receita Federal em Pelotas doa mais de 34,4 mil garrafas de bebidas alcoólicas para produção de álcool gel e derivados para combate à COVID-19

Medida visa ampliar a quantidade de insumos que serão utilizados pelo IFSul, UFPel, Unipampa e UCPel
03/04/2020 Assessoria de Comunicação da Receita Federal do Brasil em Pelotas

Até agora a Receita Federal de Pelotas já concretizou a doação de 34.491 garrafas de bebidas alcoólicas. As doações estão sendo feitas ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Universidade Federal de Pelotas(UFPel) e a Universidade Federal do Pampa(Unipampa), que se mobilizaram, juntamente com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e outras entidades públicas e privadas, para produção de álcool gel e derivados de álcool, que servirão para suprir a demanda de hospitais e unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), no combate à pandemia causada pelo novo coronavírus.

As bebidas, em maioria uísque e vodka, doadas às Instituições Públicas de Ensino Superior, fazem parte da atividade de repressão ao contrabando e descaminho e foram apreendidas por terem ingressado ou transitarem no território nacional, sem o correspondente desembaraço aduaneiro, ou por terem ultrapassado o limite da cota de isenção prevista na legislação de bagagem. 

Essas bebidas faziam parte do 1º Leilão Eletrônico de Mercadorias Apreendidas de 2020, que seria realizado em março e que foi cancelado em vista às medidas de restrição de combate ao COVID-19.

O transporte das mercadorias, das unidades da Receita Federal em Pelotas, Bagé, Chuí, Jaguarão e Livramento, para as Universidades, foi realizado pela RFB e pelo Exército Brasileiro que cedeu veículo e militares.

Nos últimos dias, a RFB tem intensificado ainda mais as ações que contribuam para a defesa da sociedade durante a pandemia causada pelo coronavírus. Até agora foram doadas, em diversas partes do país, inúmeras mercadorias como termômetros a laser, máscaras, luvas, equipamentos para confecção de máscaras e insumos para produção de álcool em gel."

MAIS NOTÍCIAS