Notícias


Sebrae RS alerta sobre impacto da manutenção do isolamento horizontal nas MPEs

Em comunicado oficial, a organização apela para a retomada da atividade econômica de forma responsável e ordeira
31/03/2020 Assessoria de Imprensa Sebrae RS – Foto: Divulgação

A manutenção da proibição de funcionamento dos pequenos negócios de forma generalizada, sem uma perspectiva concreta de retomada das atividades, coloca em risco iminente a saúde e a integridade da base empresarial que ajuda a sustentar a economia nacional e gaúcha.

Este é o posicionamento do Sebrae RS, que publicou um manifesto em 27/3 fazendo esse alerta para toda a sociedade. Conforme o documento, o País tem 16 milhões de micro e pequenas empresas, das quais 2,4 milhões localizadas no Rio Grande do Sul, representando 98% dos estabelecimentos e contribuindo com 55% dos empregos formais atuais do Estado.

A organização pondera que o fechamento compulsório de milhares de micro e pequenas empresas impede a operação das empresas, que ficam, portanto, sem faturamento e sem condições de honrar seus compromissos, inclusive a folha de pagamento de seus empregados, bem como os tributos devidos.

Diante desta situação, o Sebrae RS destaca que é preciso cuidar das pessoas, mas é indesviável que se cuide também das empresas, sem as quais todo o sistema social, inclusive o de atendimento à saúde, entrará em colapso.

A organização apela às autoridades para que atuem no sentido de permitir a retomada da atividade econômica de forma responsável e ordeira, respeitados os protocolos internacionais de interdição vertical para controle da epidemia.

O próprio Sebrae RS suspendeu todos os eventos coletivos (reuniões, cursos, treinamentos, seminários, entre outros), além de estar com 100% do seu time atuando em regime de home office, atendendo os empreendedores por meio de seus canais digitais.

Mas considera que esse atendimento não resolve o maior problema das empresas, que é a falta de faturamento, que poderá levar ao fechamento dessas empresas e/ou a demissões em massa de seus funcionários.

MAIS NOTÍCIAS