Notícias


Aproveite a quarentena para aprender um novo idioma

O momento de isolamento social pode ter seu lado positivo, já que a quarentena nos proporciona uma nova rotina
30/03/2020 Usine de Notícias – Foto: Senac / Divulgação

Se você está entre as muitas pessoas que sonham em aprender outro idioma, mas sempre adiam esse projeto por falta de tempo, talvez agora tenha chegado a hora

O momento de isolamento social pode ter seu lado positivo, já que a quarentena nos proporciona uma nova rotina. A docente dos cursos de Inglês do Senac Gestão & Negócios, Valmiz Henkel, dá algumas sugestões interessantes de como aproveitar para estudar um novo idioma como o inglês, por exemplo.

“Para falar uma segunda língua o que você precisa é estar exposto a ela o máximo possível. Uma imersão é a forma mais rápida de atingir o objetivo e porque não fazer isso dentro da sua casa?”, pergunta. Confira as dicas:

- Que tal etiquetar toda a sua casa nomeando tudo em inglês? Você pode começar pela cozinha e etiquetar tudo o que houver nela. No outro dia faça o mesmo na sala, no banheiro, e assim por diante. É uma ideia divertida para os pequenos participarem também e já aprenderem muitas palavras no idioma.

- Muitos estão aproveitando esse momento para assistir filmes e séries, então nada de assistir com dublagem! A dica é assistir algum seriado que já tenha visto antes e dessa vez assistir com a legenda em inglês. Como você já assistiu, saberá do que se trata, não vai fica tão perdido e nem ansioso para saber o que vai acontecer, podendo prestar mais atenção na língua falada.

- Brincar de karaokê em inglês é mais uma atividade divertida para a família toda. Basta acessar o YouTube e colocar o nome da sua música favorita seguida da palavra karaokê ou lyrics. Dessa forma você acompanha a música cantando junto. Nessa atividade não se preocupe em entender o que está sendo dito, o propósito é melhorar a pronúncia através da repetição e imitação dos sons da língua.

- Ainda para quem gosta de música, o site www.lyricstraining.com, também disponível em aplicativo, é uma ótima opção para treinar o ouvido e adquirir vocabulário.

- E quem não gosta de um jogo no celular? O mais popular é o Duolingo, um dos apps mais utilizados no mundo para aprender um novo idioma. O aplicativo é gratuito e tem um método bastante divertido que motiva o estudante a progredir. Como em um jogo de verdade, você recebe recompensas pelos acertos e perde pontos pelos erros.

- Outra ideia é acessar o aplicativo TuneIn, onde você acessa rádios de qualquer lugar do mundo. Uma opção é deixar a rádio tocando enquanto você prepara seu café da manhã, arrumar a casa, organizar seus armários, e só deixar o seu cérebro receber esse estímulo. Não se preocupe em entender tudo nesse momento, mas você estará em imersão, exposto ao idioma.

- Para leitura, vídeo aulas e exercícios gramaticais on line. É possível encontrar muita coisa na internet! Portanto, monte agora sua rotina de estudos e mão a obra!

“Mas se você é o tipo de pessoa que gosta de ter hora marcada para estudar e prefere ter um professor para tirar dúvidas, além de outras pessoas para interagir e praticar a conversação, o Senac Idiomas está disponibilizando seus cursos a distância durante esse período”, finaliza Valmiz.

MAIS NOTÍCIAS