Notícias


Como economizar energia elétrica durante a quarentena?

O momento que o país esta vivendo é algo novo e desconhecido por muitos
28/03/2020 Texto: Líder Equipamentos de Energia Solar – Foto: Angelo Esslinger from Pixabay / Divulgação

Os governos dos estados e municípios, bem como o governo federal, têm enfrentado grande luta contra essa doença, a Covid-19, e grandes desafios frente à economia. 

Na última semana, o Covid-19, o novo Coronavírus, fez com que muitos brasileiros ficassem em isolamento total, a famosa quarentena. A situação ainda não tem previsão de normalização. 

O fato de estarmos em casa faz com que consumamos mais energia elétrica, o que resultará em um aumento na conta de luz. Por isso, vamos precisar nos preparar para lidar com nossas finanças nos próximos meses.

Pensando nisso, a Líder Equipamentos de Energia Solar preparou algumas dicas para que você possa economizar na energia elétrica durante esse tempo em casa. 

1. Hora do Banho

Sabemos que um dos grandes vilões do consumo de energia elétrica é o chuveiro elétrico. Por ser um eletrodoméstico essencial e de uso constante, é necessário que a moderação durante o tempo no banho seja efetiva.

Outra dica é não deixar o chuveiro em uma temperatura muito alta. Banhos mornos ou frios são redutores de gastos na conta de luz.

2. Tire os aparelhos da tomada

Você já ouviu falar no modo stand-by? Aparelhos em stand-by são os eletrodomésticos que, mesmo quando desligados, continuam conectados a uma fonte energia.

O problema é que esses equipamentos podem representar um gasto de 12% ao mês. Nesse caso, a dica é ficar atento em tirá-los da tomada enquanto não estiverem sendo utilizados.

3. Geladeira

Durante a quarentena evite “abrir a geladeira para pensar”. Esse ato faz com que a geladeira acabe tendo um consumo de energia mais elevado. Evite abrir a geladeira sem necessidade, pense nos produtos que irá precisar e os retire em um único momento. Sem o abre e fecha constante você evita o desperdício de ar refrigerado e o eletrodoméstico trabalha muito melhor.

4. Lâmpadas

Se você mantém lâmpadas incandescentes nos cômodos, está contribuindo para o maior gasto de energia elétrica. A saída é substituir estas lâmpadas por modelos fluorescentes ou em LED, que possuem eficiência aliada com um baixo consumo.

5. Use cores claras nos ambientes

Você sabia que paredes claras, assim como preferir tecidos e móveis com superfícies brancas, ajudam a manter os ambientes arejados? Isso acontece porque a cor clara reflete o calor, mantendo os cômodos frescos e evitando a necessidade de usar aparelhos para a climatização artificial, como ventiladores e ar-condicionado. Sem o uso diário desses equipamentos, você pode economizar muita energia e ainda garante uma casa mais fresquinha durante o dia.

6. Aproveite a luz do dia

Nestes dias de quarentena aproveite a luz natural para iluminar sua casa. Abra janelas e portas desde o período da manhã até o entardecer. Fazendo isso, você estará mantendo os cômodos com claridade e permitindo a entrada de ar fresco, que além de manter uma temperatura agradável, vai ventilar o ambiente, trocando os ares, o que é benéfico para a sua saúde.

7. Ar-Condicionado

Equipamento que nos dias de hoje não é mais um artigo de luxo, mas sim de necessidade para o bem estar das pessoas. No entanto, precisamos tomar cuidado com o uso excessivo deste aparelho. Evite temperaturas muito baixas. 

Entre 21º e 22º proporcionam conforto sem um alto consumo energético; realize a limpeza e a manutenção periódica no aparelho, pois isso é importante para potencializar o equipamento, evitando-se assim que, em caso de sujeira, o aparelho ajuste desnecessariamente para temperaturas mais baixas quando poderia apresentar o mesmo efeito com temperaturas mais altas e, nesse caso, com menos gasto. Lembre-se de ativar a função “timer” que irá te ajudar a controlar um ambiente climatizado sem o uso do ar em todo o momento.

Maiores informações sobre métodos eficazes de reduzir seu gasto em energia elétrica, você pode encontrar no site da Líder Equipamentos de Energia Solar, é só clicar no link: https://equipamentoslider.com.br/

MAIS NOTÍCIAS