Notícias


Brigada Militar flagra destruição de 74 mil metros quadrados de vegetação nativa, em Gentil

O proprietário foi identificado e responderá pelo crime ambiental
09/06/2024 Comunicação Social 3º BABM – Foto: 3º BABM | Passo Fundo

A Brigada Militar, por meio do 3° Batalhão Ambiental (BABM), flagrou, no sábado, dia 8 de junho, a destruição de vegetação nativa, no interior do município de Gentil.


Através do alerta, emitido pela plataforma MapBiomas, os policiais militares realizaram o levantamento ambiental das imagens do satélite, e, no local, com o uso da tecnologia disponível - GPS, Drone e Câmera Fotográfica, constataram a supressão de vegetação nativa, pertencente ao bioma Mata Atlântica, em estágio avançado de regeneração natural, atingindo uma área de 74.000 metros quadrados. Parte dessa destruição, atingiu uma área de preservação permanente (APP), caracterizada por nascente e um córrego.


A equipe do 3º BABM realizou a medida das árvores que restaram derrubadas no local, constatando que eram, predominantemente, com alturas superiores a 8 metros, o que comprova o estágio avançado da vegetação destruída.


Os danos ambientais causado pelo indivíduo, não atingem somente a flora, mas também afeta os recursos hídricos, ao não preservar a mata ciliar. Ainda, atinge a fauna que perde o corredor ecológico, por onde transitam os animais silvestres, ficando desabrigados e expostos a ação humana.


O desmatamento ocorreu para ser feito uso alternativo do solo, foi possível notar que houve o plantio de soja até a borda do córrego. O proprietário foi identificado e responderá pelo crime ambiental.



Para conferir as últimas notícias, acesse aqui. Siga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.


MAIS NOTÍCIAS