Notícias


Pessoas privadas de liberdade e servidores da Polícia Penal auxiliam abrigo de cães em Canoas

Apenados da Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos ajudam na limpeza, organização e manutenção do abrigo Pata Molhada
09/06/2024 Ascom Polícia Penal | Edição: Felipe Borges/Secom - Foto: Rafa Marin/Ascom Polícia Penal

Há uma semana, dez apenados da Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos, juntamente de cinco servidores dos canis das 7ª e 9ª Delegacias Penitenciárias Regionais (DPR), auxiliam na limpeza, organização e manutenção do abrigo Pata Molhada, que recebe cães resgatados das enchentes, localizado no bairro Mathias Velho, em Canoas. Além disso, as pessoas privadas de liberdade dão suporte na alimentação dos animais.


A ação ocorre por meio de uma articulação entre o Gabinete de Projetos Especiais do vice-governador Gabriel Souza, a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) e a Polícia Penal.


Na última quinta-feira, dia 30 de maio, foi realizada a transferência de todos os cachorros para um espaço com instalações mais adequadas, onde o Pata Molhada passou a operar. Com isso, servidores penitenciários, juntamente dos apenados, realizaram o desmonte do antigo local e a separação dos materiais que seriam reaproveitados.


O coordenador do Canil da 9ª DPR, Anderson Cardoso, destaca a importância do atendimento especializado, por meio do trabalho dos servidores com expertise no manejo com cães.


Conseguimos auxiliar na organização dos materiais para que os voluntários pudessem separá-los adequadamente e também na lida com os animais. Além disso, a mão de obra prisional foi fundamental na limpeza e no arranjo do espaço, atuando na construção e nas melhorias do abrigo”, conta .


A Polícia Penal possui experiência com os canis regionais, que atuam nas diversas unidades prisionais sediadas nas regiões. Atualmente, a instituição conta com 245 cães, que exercem funções como detecção, intervenção prisional, busca e captura e guarda externa em todo o sistema prisional.



Para conferir as últimas notícias, acesse aqui. Siga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.


MAIS NOTÍCIAS