Notícias


Em encontro bilateral, Presidente Lula recebe pedido de reabertura da Embaixada na Líbia

Reunião com o presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Mohamed al-Menfi, foi o último encontro bilateral antes de iniciar o retorno ao Brasil
18/02/2024 Portal Brasil - Foto: Ricardo Stuckert / PR

No último encontro bilateral antes de iniciar o retorno ao Brasil, neste domingo, 18 de fevereiro, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Mohamed al-Menfi.


O presidente líbio relatou o aumento da estabilidade e evolução política no país — após anos de instabilidade — e mencionou a expectativa pela retomada, com a previsão de eleições no país em breve.


Mohamed al-Menfi demandou a reabertura da embaixada brasileira na Líbia, pedido que será analisado pelo governo brasileiro. O Brasil instalou a Embaixada em Trípoli em 1974 e, ao longo da década de 1970, o relacionamento se concentrou na área econômica.


Com o gradual isolamento internacional da Líbia nos anos 1980 e 1990, as relações bilaterais perderam intensidade. A reaproximação teve início nos anos 2000, com o fim das sanções determinadas pela ONU.


Em 2014, na esteira da crise na Líbia iniciada em 2011, a Embaixada brasileira em Trípoli foi temporariamente transferida para Túnis, capital da Tunísia, situação que perdura até o momento.


O Brasil apoiou a assinatura, em 2015, do Acordo Político Líbio e a formação do Governo do Acordo Nacional. A Líbia responde por 3,4% do volume de exportações do Brasil para o continente africano. Em 2023 o país exportou US$ 451 milhões para os líbios.



Para conferir as últimas notícias, acesse aquiSiga o site Portal de Camaquã, nas redes sociais:  

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS