Notícias


Na COP28, vice-governador destaca compromisso do RS com sustentabilidade e prevenção de eventos climáticos

Gabriel Souza encerrou, na segunda, dia 4, participação na conferência global, em Dubai
10/12/2023 Ascom GVG | Edição: Camila Cargnelutti/Secom - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

O compromisso do governo do Estado com temas como sustentabilidade, por meio da agricultura verde e de energias renováveis, e a consequente mitigação de eventos climáticos foram destaques da participação do vice-governador Gabriel Souza na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP28).

Ele concluiu, na segunda-feira, dia 4, a missão estadual no evento, que acontece em Dubai. As equipes da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) seguem acompanhando a programação.

Desde a sexta-feira, dia 1º de dezembro, quando começou a COP28, Gabriel participou de uma série de agendas, reuniões com bancos internacionais, painéis e palestras. Entre os resultados da conferência, está a coordenação regional do bioma Pampa no âmbito do Consórcio Brasil Verde – Governadores pelo Clima e, também, a adesão ao grupo de entes subnacionais comprometidos com a redução de emissões de metano (CH4) na atmosfera.

“O Rio Grande do Sul é o Estado que mais sofreu com os eventos climáticos extremos nos últimos anos. Nossa presença na COP28 foi, em especial, para tratarmos deste ponto, em sintonia com áreas cruciais, como transição energética, agricultura verde e desenvolvimento sustentável”, disse o vice-governador. “Tivemos boas trocas de experiências e diálogos abertos para avançarmos nessas temáticas”, afirmou.

Em suas falas na conferência, ele apresentou as iniciativas do Estado relacionadas ao propósito da COP28. Entre elas, o ProClima 2050, que reúne programas estaduais com ações de mitigação dos gases de efeito estufa (GEE) e de adaptação e resiliência climática.

O objetivo é reduzir as emissões de GEE em 50% até 2030 e zerar até 2050. Gabriel citou, ainda, o Plano ABC+ RS, iniciativa que busca diminuir a emissão de gases de GEE nas práticas da agricultura e da pecuária.

Consórcio Brasil Verde

No último dia de participação na COP28, o vice-governador se reuniu com o secretário de Meio Ambiente da Califórnia, Wade Crowfoot, para debater as ações promovidas pelos estados. O encontro, que ocorreu nesta segunda-feira (4), foi organizado pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e reuniu representantes de entes federados que integram o Consórcio Brasil Verde.

“Tivemos uma importante conversa no sentido de construirmos um protocolo de entendimento para que possamos atuar em cooperação, compartilhando iniciativas e experiências. Essa é uma oportunidade que a COP nos proporciona”, ressaltou Gabriel.

O Consórcio Brasil Verde reúne 21 estados e abrange os seis biomas brasileiros, apostando em uma liderança subnacional para o desenvolvimento de uma economia inclusiva, regenerativa e descarbonizante. Seu principal objetivo é fortalecer as ações que buscam cumprir as metas brasileiras com o Acordo de Paris, ao reunir um portfólio de projetos regionais e promover a troca de experiências entre os governos estaduais e parceiros internacionais.

Participação da Sema

Nos próximos dias da COP28, a Sema seguirá participando ativamente de painéis, visitas e reuniões técnicas, com reforço de representantes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que desembarcaram em Dubai nesta segunda, para se juntar ao grupo.

A titular da Sema, Marjorie Kauffmann, atuará, ao longo da semana, como palestrante no painel “Liderando uma transição justa e equitativa nos governos locais e regionais” e como moderadora no painel “Estratégias de mitigação e adaptação dos estados brasileiros às mudanças climáticas”. No domingo (10/12), o principal tema em debate será a transição energética e o potencial da agricultura brasileira. A COP28 segue até 12 de dezembro.


Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.






MAIS NOTÍCIAS