Notícias


Ricardo Santin é o novo presidente do International Poultry Council

Presidente da ABPA vai liderar a entidade máxima da avicultura mundial em um momento de superação
08/12/2023 Critério – Foto: Divulgação ABPA

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, é o novo presidente do International Poultry Council (IPC, sigla em inglês), entidade máxima da avicultura mundial. A eleição ocorreu na sexta-feira, dia 1º de dezembro, durante reunião do comitê executivo da entidade.

Santin é o primeiro brasileiro a comandar a entidade máxima da avicultura mundial, que reúne 54 integrantes (entre associações e empresas) de 30 países, responsáveis por mais de 73% da produção mundial de carne de aves e de mais de 86% de toda a exportação avícola global.

Em números concretos, são 130 milhões de toneladas anualmente produzidas, com um Produto Interno Bruto na cadeia produtiva global superior a US$ 220 bilhões. É o palco dos grandes debates setoriais, envolvendo temas sanitários, de promoção de imagem entre outros tópicos relevantes para o desenvolvimento do setor.

Como novo presidente do IPC, além de dar continuidade ao trabalho promovido pelos seus antecessores – o canadense Robin Horel e Jim Sumner, dos Estados Unidos -, Santin buscará reforçar a presença global do conselho, focado em questões relativas aos desafios sanitários globais (especialmente em relação à Influenza Aviária), fortalecimento da imagem da cadeia avícola e da representatividade do conselho junto aos principais órgãos internacionais, entre outros pontos.

É uma honra e um grande desafio assumir a presidência do IPC, em um momento especialmente importante para os rumos da avicultura global. Temos questões intrassetoriais a serem superadas e temas que avançam sobre a cadeia alimentar global.  

Neste sentido, trabalharemos para construir, de forma uníssona, soluções que alcancem todos os elos da cadeia produtiva dentro de seu propósito de produzir alimentos de forma ampla e democrática, auxiliando a segurança alimentar global e reafirmando o papel desta fundamental proteína”, avalia Santin.

Junto com Santin, foram eleitos para o comando do IPC Richard Griffiths (British Poultry Council - BPC), como vice-presidente e Jim Sumner (USA Poultry and Egg Export Council - USAPPEC) como tesoureiro.

Sobre o IPC – O IPC é a voz unificada do setor avícola global que representa 86% das exportações de carne de aves e 73% do volume da produção de carne de aves. O IPC trabalha para fortalecer a comunicação entre as indústrias de diferentes países, promove um ambiente comum compreensão global e confiança nos produtos avícolas, representa o setor avícola global com organizações e agências internacionais, compartilha soluções e informações baseadas na ciência em toda a cadeia de abastecimento de aves, promove um quadro regulamentar equilibrado para apoiar uma condições de concorrência globais justas e promove, apoia e incentiva o desenvolvimento sustentável de produção animal para a segurança alimentar global.


Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.






MAIS NOTÍCIAS