Notícias


Domingo, dia 10 de dezembro, tem eleições para o Conselho Tutelar em Eldorado do Sul e Porto Alegre

A votação foi adiada para esta data em função das enchentes e estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram estes municípios
07/12/2023 Ascom Ministério Público – Foto: Divulgação

Neste domingo, 10 de dezembro, das 8h às 17h, serão realizadas as eleições para o Conselho Tutelar em Eldorado do Sul e na microrregião 1 de Porto Alegre, que corresponde aos bairros Anchieta, Arquipélago, Farrapos, Humaitá, Marcílio Dias, Navegantes e São Geraldo. A votação foi adiada para esta data em função das enchentes e estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram estes municípios.

Sua participação é muito importante! Qualquer pessoa com título de eleitor regularizado pode votar. O voto é facultativo, mas o processo de escolha, democrático e participativo, é uma oportunidade para que a sociedade defina seus representantes na missão de garantir os direitos de crianças e adolescentes para os próximos quatro anos.

É papel dos conselheiros tutelares agir em defesa dos direitos da criança e do adolescente em situações de lesão ou ameaça de direitos e vulnerabilidade, por negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão – ou ainda quando os direitos forem ameaçados pela sua própria conduta –, adotando medidas de proteção mais adequadas em cada caso.

ONDE VOTAR?

Os locais de votação são divulgados pela prefeitura e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada município. Nas cidades com mais de um Conselho Tutelar, os locais são agrupados conforme as zonas e as sessões eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que fornece as listas de eleitores em cada região. Informe-se!

ONDE ENCONTRAR A LISTA DOS CANDIDATOS?

As listas com os nomes dos candidatos e seus respectivos números para votação podem ser consultadas nos sites das prefeituras de cada município. Verifique!

O QUE LEVAR PARA VOTAR

Documento oficial com foto.

O QUE PODE NO DIA DA VOTAÇÃO

No dia do pleito, é permitida a manifestação de forma individual e silenciosa do eleitor em favor do candidato escolhido, usando bandeiras, broches e adesivos.

ATENÇÃO!

Todo o processo é fiscalizado pelo Ministério Público. Se você presenciou alguma irregularidade no dia da votação, denuncie pelo telefone de plantão da Promotoria de Justiça do seu município. Clique aqui para acessar o site do MPRS e conferir o número do telefone.
  

Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS