Notícias


Receita Federal investe em treinamento com Realidade Virtual para combater contrabando e descaminho

1º treinamento ocorre em Porto Alegre nos dias 21 e 23 de novembro
20/11/2023 Comunicação Institucional RFB – Foto: Divulgação
Anterior Próximo

A Receita Federal vai realizar, nos dias 21 e 23 de novembro, na Sede da Superintendência da Receita Federal em Porto Alegre, o 1º treinamento aduaneiro com tecnologia de realidade virtual.

A tecnologia – desenvolvida pelos próprios servidores da Receita Federal­ – transporta para um ambiente virtual os cenários e desafios das atividades aduaneiras com o objetivo de treinar e aperfeiçoar a conduta dos agentes que atuam na repressão ao contrabando e descaminho.

Utilizando óculos de realidade virtual, os participantes entram em um ambiente imersivo, que substitui a sala de treinamento real por imagens e sons virtuais, produzidos pelo aplicativo Gerador de Treinamentos Aduaneiros.

Dentro da simulação, os participantes se identificam e começam a interagir entre eles, em uma experiência coletiva (multiplayer), o que confere maiores possibilidades de ação nas situações propostas, aproximando-as ainda mais da realidade. Toda a prática é gravada a partir das imagens virtuais para permitir, em um segundo momento, uma revisão tática, tanto da equipe, quanto individual.

A principal vantagem da utilização dessa tecnologia é a segurança conferida aos agentes e às pessoas abordadas. Após diversas simulações, em ambiente seguro, os servidores desenvolvem e aprimoram habilidades de tiro, de abordagem de pessoas e de percepção de risco para decisão de tiro, minimizando possibilidades de condutas erradas ou precipitadas. O fato de o aplicativo ser produzido pela própria Receita permite o constante aperfeiçoamento com novas situações de abordagem.

O projeto de treinamentos é dividido em módulos. Nesta etapa, os participantes terão o módulo de adaptação ao sistema e de inspeção veicular. Outros módulos como de inspeção de raio X e condução de agente canino devem entrar em produção em breve. Como o sistema foi todo desenvolvido no Rio Grande do Sul, o primeiro treinamento ocorrerá aqui e será conduzido pelos desenvolvedores do projeto.

Durante o treinamento será permitida a presença da imprensa (com prévio agendamento) para realização de fotos ou vídeos e, conforme a disponibilidade, para esclarecer dúvidas diretamente com os desenvolvedores do projeto.  Preferencialmente no turno da tarde, quando ocorre a parte prática do treinamento.


Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais


WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.








MAIS NOTÍCIAS