Notícias


Grêmio bate o Botafogo de virada, com três gols de Suárez, no Rio de Janeiro e divide a liderança no Brasileirão

Tricolor está no segundo lugar por conta do saldo de gols
10/11/2023 Ascom Grêmio – Foto: Divulgação

Em uma noite mágica para o Tricolor no Rio de Janeiro, o Grêmio derrotou o Botafogo no Estádio de São Januário, em confronto direto pelo topo da tabela no Campeonato Brasileiro. O duelo, válido pela 33ª rodada, foi vencido de virada pela equipe gremista por 3 a 4, fazendo o time chegar na vice-liderança com 59 pontos, atrás apenas pelo saldo de gols. 

Os gols gremistas foram anotados por Everton Galdino, na primeira etapa, e por Luis Suárez três vezes no segundo tempo, garantindo o gigantesco triunfo fora de casa. Diego Costa, Junior Santos e Marlon Freitas marcaram para os botafoguenses.

A primeira chegada foi do time da casa. Na cobrança de falta lateral da direita, Diego Costa fechou na segunda trave para ganhar por cima e desviar de cabeça, por sobre a meta de Grando, aos três minutos. No ataque seguinte, aos cinco minutos, a bola foi cruzada alta pelo lado esquerdo na área. Novamente entrando no segundo pau, Diego Costa aproveitou que Reinaldo não cortou de cabeça para matar a bola no peito e bater por baixo do goleiro Gabriel Grando, abrindo o marcador logo cedo na partida.

Sem ter ficado com a posse de bola até então no duelo, o Grêmio tratou de reagir e conseguiu o empate na primeira investida ofensiva, aos nove minutos. Bessozi dominou virando o corpo pelo lado esquerdo e deu o passe central para Carballo. O uruguaio dominou e rapidamente deu o passe espichado na linha da defesa botafoguense. Galdino entrou em velocidade para ficar na cara do gol e bater cruzado, de canhota, tirando completamente a ação do arqueiro e mandando no canto esquerdo. 1 a 1!

Aos 18 minutos, o Grêmio trabalhou bem a jogada no ataque mas faltou o melhor acabamento na área. Suárez tentou dar o passe no centro, mas a bola pegou na marcação, facilitando a saída do arqueiro. Na investida seguinte, Junior Santos foi acionado no lado direito da área para arriscar o chute, mas a bola desviou na defesa, passando para fora.

O Grêmio saiu jogando errado no meio de campo e a marcação estava fora de lugar, aos 28 minutos. O Botafogo avançou rapidamente pelo miolo e a bola foi lançada para Diego Costa. De primeira, ele arriscou o forte chute rasante, para boa defesa de Grando, espalmando para o lado. No rebote dentro da área, Junior Santos apareceu livre para somente ter o trabalho de empurrar para o gol aberto, recolocando o time da casa em vantagem.

Novamente atrás no placar, o Tricolor voltou a trocar passes e buscar o jogo. Bessozi recebeu o toque de cabeça de Reinaldo pelo lado esquerdo da área, aos 38 minutos. Ele ameaçou cruzar e deu um corte seco no marcador que passou reto no carrinho e arrastou a bola com o braço esquerdo. A arbitragem deu sequência e o atacante gremista arriscou o chute para desvio do goleiro Lucas Perri para escanteio. O VAR nem chamou a arbitragem para revisar o lance. Na cobrança de Reinaldo, Carballo desviou na primeira trave e o goleiro deu um leve desvio. Suárez tentou a conclusão se atirando com a marcação na pequena área e a bola subiu. Lucas Perri conseguiu se recuperar para saltar com Bruno Alves e tirar com um tapa a bola em cima da linha. Que chance perdida! 
Depois disso, as duas equipes procuraram as jogadas ofensivas, mas sem levar maior perigo ao gol do adversário.

Para a segunda etapa, Franco Cristaldo e Ferreira entraram para as saídas de Felipe Carballo e Lucas Bessozi, respectivamente. Logo com um minuto de jogo, o Grêmio saiu errado do campo de defesa e a bola foi aberta pela direita. Di Placido chegou ao fundo e rolou para a entrada da área. Marlon Freitas surgiu livre de marcação para finalizar cruzado de primeira. Grando ainda tocou na bola, mas não desviou a trajetória do gol.

A resposta gremista foi rápida, aos cinco minutos. No primeiro ataque de Ferreira pelo lado esquerdo, ele carregou a bola e foi levando ao fundo. Logo puxou para do bico da grande área para o centro e arriscou o chute de direita. A bola roçou em Adryelson e ficou limpa para o matador na área. Luisito Suárez concluiu tirando de Lucas Perri para mandar pro fundo do gol. 3 a 2!

Aproveitando o momento de instabilidade da defesa carioca, novamente Ferreira chamou a responsabilidade pela extrema direita, aos oito minutos. Ele deu o toque por cima do marcador, completando o lençol de cabeça para ter vantagem. Em seguida, ele acionou Suárez entrando pelo lado oposto da área. Inapelável, tirou do goleiro botafoguense novamente para mandar na lateral da rede e decretar a igualdade mais uma vez na partida. 3 a 3!

E a reação incrível do Grêmio não parou por aí. E na figura do Pistolero, mais uma vez, para completar a tripleta no jogo, aos 24 minutos. Luis Suárez recebeu na parte central da intermediária ofensiva, deu o tapa à frente para passar entre dois marcadores e dar o passe para Villasanti, já se projetando na linha de defesa. De primeira, o paraguaio deu passe maravilhoso de trivela, deixando o uruguaio livre para sair na cara de Lucas Perri. Com todo seu faro de goleador, Suárez novamente bateu ao lado do goleiro para afundar o gol adversário e beijar a pistola pela terceira vez, somente na etapa final! 3 a 4!

Na sequência, Nathan Fernandes foi para a partida, no lugar de Everton Galdino. Aos 34 minutos, Eduardo arriscou a conclusão para a defesa de Gabriel Grando. Dois minutos depois, Franco Cristaldo aproveitou a sobra na área carioca para pegar firme de virada, com a perna direita. A bola acabou subindo e passando por sobre a meta. Muito aplaudido e em mais uma noite histórica, Luis Suárez deixou o jogo, para a entrada de João Pedro Galvão.

Aos 38 minutos, Nathan Fernandes recebeu longo lançamento no lado direito ofensivo e chegou no bico da grande área. No quique da bola deu lindo chapéu em Marçal com a perna direita e, na caída da bola, soltou o canhotaço. A bola acabou não pegando da melhor forma e passou à direita do gol adversário. Por fim, Ronald deu lugar a Gustavo Martins.

Nos minutos finais da partida, com seis minutos de acréscimos, o Grêmio procurou prender a bola no campo ofensivo e ficou sólido na defesa, garantindo a gigantesca vitória de virada no Rio de Janeiro!

O Tricolor volta a atuar no próximo domingo, 12, na Arena do Grêmio em Porto Alegre, quando receberá o Corinthians podendo assumir a liderança isolada do Campeonato Brasileiro, faltando cinco rodadas para o final da competição.
  

Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS