Notícias


Apenados revitalizam praças e prédios públicos em Arroio dos Ratos

Projeto visa oferecer mão de obra de presos para limpeza urbana e serviços na construção civil
13/02/2020 Texto e foto: Susepe
Anterior Próximo

Os trabalhos de revitalização realizados por apenados na Praça Pública Ramão Lopes Mendes, no município de Arroio dos Ratos iniciaram no dia 10 de fevereiro de 2020.

Esta ação, inédita, é oriunda da colaboração da Seapen/Susepe, por meio da Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos (PEAR) e visa oferecer mão de obra de presos para limpeza urbana e serviços na construção civil em Arroio dos Ratos.

Atualmente, seis apenados trabalham na limpeza da praça e reconstrução do prédio Poliesportivo, que tem cerca de 90m2 e se encontra totalmente deteriorado. A execução dos serviços ficará a cargo do Setor de Manutenção da casa prisional e os presos têm a devida autorização judicial.
,
Em razão da falta de mão de obra do município e os constantes atos de vandalismos ocorridos no local estimularam a parceria entre a PEAR e a prefeitura.

O prefeito de Arroio dos Ratos, Luciano Leites Rocha, disponibilizou os materiais necessários para a obra. “Acreditamos muito neste projeto e na sua ampliação, não só por que representa economia para a cidade, mas também por que proporciona dignidade aos apenados”, disse o prefeito.

O diretor da Pear, José Giovani Rodrigues Souza, disse que a ação visa contribuir com o município que é parceiro em diversas ações com a casa prisional.  

“Além disso, por meio destes serviços, a ideia é retribuir à sociedade, promover a inclusão social das pessoas privadas de liberdade e fortalecer as parcerias”, disse Rodrigues. Conforme Rodrigues, há intenção de realizar este trabalho em outros locais da cidade.

MAIS NOTÍCIAS