Notícias


UBS Central de São Lourenço do Sul recebe banca do Literatura na Rua

O Literatura na Rua iniciou nem 2018, com a banca uma vez por semana no calçadão central
11/02/2020 Texto e foto: Prefeitura de São Lourenço do Sul

A Unidade Básica de Saúde Central recebeu na segunda-feira, dia 10 de fevereiro de 2020, uma banca do Literatura na Rua, projeto que tem levado obras literárias a vários pontos da cidade, aproximando a comunidade da Biblioteca Pública Municipal Professora Elida Frömming Schild.

O espaço foi inaugurado pela coordenadora de Cultura Miriam Freitas e o bibliotecário da Biblioteca Municipal Ilno Alexandre Pereira Conceição, acompanhados da enfermeira Ângela Russo Soares.

A ideia surgiu em conjunto entre a Coordenadoria de Cultura e a Secretaria de Saúde, para expandir o Literatura na Rua.  Na semana passada, o bibliotecário Ilno Alexandre participou de reunião com as enfermeiras das unidades de saúde apresentando o projeto, já que a ideia é levar bancas a todas as unidades.

“Este é mais um espaço de leitura que oferecemos a comunidade, aproximando as pessoas não só da literatura, mas da Biblioteca Municipal”, comenta a coordenadora de Cultura, Miriam Freitas.

A ideia é oportunizar aos pacientes uma distração e alívio de tensões na sala de espera da UBS Central, a chamada biblioterapia. “Isso é muito interessante, enquanto as pessoas estão com o livro, esquecem um pouco a doença”, analisa a enfermeira Ângela Russo Soares.

“É uma forma de aliviar a tensão, é uma distração”, completa Miriam Freitas. Na banca, as pessoas podem retirar livros e leva-los, assim como deixar obras à disposição para que outras pessoas possam lê-los.

O Literatura na Rua iniciou nem 2018, com a banca uma vez por semana no calçadão central. Teve banca no Container Verão + Esportes na temporada passada e atualmente há uma banca fixa na Santa Casa de Misericórdia com grande procura por pacientes, acompanhantes e profissionais, banca fixa na Estação Rodoviária, no terminal do transporte coletivo urbano da praça centra Dedê Serpa e também no Camping Municipal.

MAIS NOTÍCIAS