Notícias


UFPel realiza cerimônia de entrega das obras restauradas do acervo do Palácio Piratini

As obras estão em exposição no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) da UFPel até o dia 6 de maio
29/04/2023 Comunicação Social | Universidade Federal de Pelotas – Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizará a cerimônia de entrega do “Acervo Pinacoteca do Palácio Piratini: Obras restauradas” ao Governo do Estado, no próximo sábado, dia 29, às 11h30, no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG).

O acervo conta com 17 pinturas restauradas dentro do Projeto de Extensão Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pinturas (Lacorpi). As obras estão em exposição no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) da UFPel até o dia 6 de maio e depois retornam ao local de origem, o Palácio Piratini, sede do Poder Executivo do estado do Rio Grande do Sul.

A restauração ocorreu dentro da Ação Palácio Piratini 100 anos – Restauração das Pinturas de Cavalete pertencentes ao acervo do Palácio Piratini que integra o acordo técnico-científico celebrado entre a UFPel e o Estado do Rio Grande do Sul. A restauração restitui a integridade das obras e ainda possibilitou várias práticas que envolveram a comunidade e a universidade, a fim de debater a importância da preservação do patrimônio cultural. As etapas do projeto envolveram procedimentos de conservação-restauração, bem como exames pontuais e globais, análises estética, iconográfica, iconológica, histórica, assim como os procedimentos práticos da restauração.

O projeto gerou uma vasta produção científica, foram elaborados cinco trabalhos de conclusão do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis do Instituto de Ciências Humanas da UFPel e artigos científicos apresentados em eventos da área da museologia, conservação-restauração e patrimônio cultural e ainda esta previsto a publicação de um E-book. A cerimônia contará com a presença do governador Eduardo Leite.

Exposição

A mostra conta com pinturas de cavalete produzidas por Helios Seelinger, Leopoldo Gotuzzo, Libindo Ferrás e Glauco Rodrigues, Guido Mondin, Benette Casaretto Motta, Jatyr Loss, Ângelo Guido, Masanori Uragami e outros. Dentre as obras expostas, em sua maioria, óleo sobre tela há também duas aquarelas. Já entre as temáticas, próprias do período em que foram feitas, estão os temas religiosos, naturezas mortas e paisagens.

De acordo com a coordenadora do Lacorpi, Andréa Lacerda Bachettini, a exposição evidencia a arte como testemunha de seu tempo. “Ainda que em primeira instância as obras não apresentem uma relação direta entre si, denota-se, a partir de um olhar mais atento, que elas dialogam de forma direta com a História da Arte no Rio Grande do Sul. Com suas características e impressões pictóricas enraizadas no que então se estava fazendo em termos de pintura no período, ainda que tal característica não pese como demérito sobre as obras”, disse.

Para a coordenadora, o contexto em que se inserem, como não poderia ser diferente para o começo do século XX, é bastante masculino, com homens pintores, professores, críticos de arte e historiadores. “As mulheres são exceção na história que consta nos livros, assim também é na coleção do Piratini, entre as 17 obras há apenas uma pintura de autoria feminina, que estava identificada como “pintor desconhecido”, mesmo constando no quadro o nome da pintora pelotense, Benette”, pontuou.

A Exposição das pinturas restauradas poderá ser visitada até o dia 6 de maio, no MALG, localizado à Praça 7 de julho, 180, no Centro de Pelotas. A entrada é gratuita, o Museu funciona de terça a sábado, das 12h30 às 18h30.


WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link



MAIS NOTÍCIAS