Notícias


Reunião sobre o Parque Histórico Bento Gonçalves da Silva, em Cristal

Prefeita e o Secretário de Cultura de Cristal foram recebidos no Palácio Piratini pelo Governador e a Secretária Adjunta de Cultura
06/02/2020 Texto e foto: Prefeitura de Cristalense
Anterior Próximo

Na tarde de terça-feira, dia 4 de fevereiro de 2020, o Governador Eduardo Leite recebeu em seu Gabinete no Palácio Piratini a Prefeita Fábia Richter, o Secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Juventude Fábio Abbud, a Secretária Adjunta da Cultura do Estado Carmen Langaro e o Deputado Estadual do PSB Dalciso Oliveira para tratar de assuntos referentes ao Parque Estadual Bento Gonçalves da Silva, que fica em território cristalense, mas é uma referência regional de cultura, patrimônio e história.

Tem sido pauta constante o Parque Museu Histórico Bento Gonçalves da Silva com a Secretaria Estadual da Cultura, no que tange às responsabilidades do Estado em investimento com a cultura e patrimônio na instituição.

O município busca, desde o início dessa gestão municipal, um comodato, parceria ou gestão compartilhada, no entanto as tratativas continuam paradas a nível estadual. Carmen Langaro, Secretária Adjunta de Cultura, afirmou que a Secretaria vê como prioridade para 2020 o andamento e decisão de uma agenda para o Museu, no entanto, os gestores municipais não têm tido resposta ao que tange à interferência do Estado no Parque Histórico, tendo em vista o impacto não apenas municipal, mas regional, que a instituição tem referente ao turismo cultural e histórico.

O Governador solicitou à Secretária Adjunta Carmen o plano de trabalho apresentado pela gestão de Cristal para o Museu para avaliar a situação de perto e definir em um período mais curto os rumos da instituição.

Entenda

Desde 2019 as ações municipais no Museu têm se intensificado, tendo em vista a grande demanda solicitada pela comunidade, pelos artistas locais e gestores da cultura regionais.

Foi realizado no Museu, com parceria do Conselho Municipal de Cultura de Cristal, o 1º Dia Estadual do Patrimônio, em agosto de 2019; houve a Audiência Criola; foi aprovado via município o Projeto de Educação Patrimonial, que visa investimentos para a instituição, além de iniciativas da secretaria de turismo que promove visitas guiadas e café colonial nas dependências do Parque, embora as ações serem limitadas tendo em vista não haver histórico de ações do Estado no Parque nos últimos anos.

MAIS NOTÍCIAS