Notícias


Nova Administração do Tribunal de Justiça tomará posse nesta segunda, dia 3 de fevereiro

Confira a composição da nova gestão
31/01/2020 Ascom Tribunal de Justiça - Foto: Eduardo Nichele

A partir das 14h desta segunda-feira, dia 3 de fevereiro de 2020, ocorrerá a solenidade de posse dos Desembargadores que comandarão o Tribunal de Justiça pelos próximos dois anos.

A cerimônia ocorrerá no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, do Tribunal de Justiça (Av. Borges de Medeiros, 1565, 13º andar, em Porto Alegre). O evento poderá ser acompanhado ao vivo pelo site do Tribunal de Justiça.

Na ocasião, também serão empossados os Desembargadores que vão integrar o Órgão Especial no biênio 2020/21.

Confira a composição da nova gestão:

Presidente: Desembargador Voltaire de Lima Moraes

1ª Vice-Presidente: Desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro

2º Vice-Presidente: Desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório

3º Vice-Presidente: Desembargador Ney Wiedemann Neto

Corregedora-Geral da Justiça: Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak

Judiciário gaúcho

O TJRS aparece na liderança em eficiência no país entre os Tribunais de grande porte, grupo que integra junto com o TJSP, TJRJ, TJMG e TJPR. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, em 2019 o TJ gaúcho alcançou 100% no Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus), incluída a área administrativa, no 1º e no 2º Grau. A liderança gaúcha vem se mantendo há 11 anos.

A estrutura do 1º Grau conta com 165 Comarcas e possui 585 Varas Judiciais, 74 Juizados, 40 Juizados Especiais Cíveis, 6 Juizados Especiais da Fazenda Pública, 3 Juizados Especiais Criminais e 8 Turmas Recursais. No 2º grau são 25 Câmaras cíveis e 8 Criminais.

A estrutura de pessoal conta com 781 magistrados (sendo 138 Desembargadores, e 643 magistrados de 1º Grau), 7,9 mil servidores e 4,5 mil estagiários. Tramitam atualmente na Justiça Estadual 3,3 milhões de processos.

MAIS NOTÍCIAS