Notícias


Realizada reunião para discutir as comemorações dos duzentos anos de Anita Garibaldi

Encontro na SEDETUR teve participação do cônsul da Itália e discutiu legado da heroína Farroupilha
25/01/2020 Texto e foto: Prefeitura de Camaquã
Anterior Próximo

Com a presença de alguns municípios, entre eles a Costa Doce representada por Camaquã pela Diretora de Turismo Nilza Tessmann da Secretaria da Cultura, Turismo, Lazer, Desporto e Juventude e, por Guaíba, pela Secretaria da Cultura e Turismo e também presidente da Região Turística Costa Doce Claudia Mara da Rosa, em primeira reunião no Estado, o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Roberto Bortot, se reuniu na terça-feira, dia 21 de janeiro de 2020, com o diretor geral do Departamento de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo - SEDETUR, Leonardo Dornelles, para discutir as comemorações dos duzentos anos de Anita Garibaldi.

Também participaram do encontro o escritor Adílcio Cadorin, autor do livro “Anita Garibaldi Guerreira da Liberdade”; o professor Antônio Carlos Rodrigues, coordenador do projeto “Seival e os caminhos de Garibaldi”; Guardiãs de Anita, Elma Santana, representante da família Garibaldi no Brasil e Erbio Andretto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, articulador do encontro.

Segundo Cadorin, o projeto de homenagem ao bicentenário de nascimento de Anita, que será comemorado em 2021, pretende promover e divulgar a imagem da heroína Farroupilha em eventos no Brasil, Uruguai e Itália.

“Os governos de Santa Catarina e da Itália já deram aval à proposta”, afirmou ele. No Rio Grande do Sul o projeto também será implantado nas cidades que aderirem ao projeto. O diretor da SEDETUR, Leonardo Dornelles, afirmou que o governo está à disposição para auxiliar na concretização do projeto.

Já o professor Antônio Carlos Rodrigues apresentou o projeto de reconstrução do barco Seival, usado por Giuseppe Garibaldi na tomada de Laguna e que serviu de encontro e viagens de Anita e Garibaldi.

A proposta é utilizar a réplica para navegações, divulgando os fatos históricos e proporcionando aos seus visitantes, além da viagem marítima, também espetáculos, discussões históricas e ambientais.

MAIS NOTÍCIAS