Notícias


Policial Militar salva bebê que havia se engasgado durante amamentação em Santa Rosa

Manobra de Heimlich consiste em desobstruir as vias aéreas da criança
24/01/2020 Texto e fotos: Brigada Militar
Anterior Próximo

Na noite de quarta-feira, dia 22 de janeiro de 2020, o soldado Luciano patrulhava as ruas da cidade de Santa Rosa quando se deparou com três mulheres desesperadas.

Uma delas, Scheila Ferreira, pedia ajuda para salvar seu filho Joaquim. O bebê, de apenas dois meses, se afogara enquanto era amamentado por sua mãe.

Um momento simples de troca de afeto e nutrientes entre mãe e filho acabou se tornando um pesadelo, pois o bebê já estava desacordado em seus braços. Imediatamente o policial militar parou a viatura e prestou os primeiros socorros à criança.

Durante o curso de formação dos soldados, na disciplina de Suporte Básico da Vida, são repassados aos alunos diversas técnicas, dentre elas a Manobra de Heimlich, que foi colocada em prática pelo soldado. A técnica consiste em desobstruir as vias aéreas da criança.

Após o primeiro atendimento, realizado com sucesso pois o bebê voltou a respirar, o policial militar ainda conduziu a criança e a mãe à Unidade de Pronto Atendimento da região, onde a criança foi medicada, examinada e liberada.  

Depois do susto, o soldado foi até a casa da família para verificar se Joaquim estava se recuperando e recebeu o agradecimento da família.

MAIS NOTÍCIAS