Notícias


Confiança dos Empresários do Comércio apresenta números semelhantes, mas conjuntura totalmente diferente em janeiro

Em janeiro, todos os três componentes do ICEC-RS ficaram no campo positivo
21/01/2020 Fecomércio - Foto: Pixabay / Divulgação

Quem analisar o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC-RS), divulgado nesta segunda-feira (20) pela Fecomércio-RS, e avaliar apenas a variação de 0,2% em relação ao ano passado, pode chegar a conclusão errada de que a confiança está estagnada.

O que está acontecendo, na verdade, é que o indicador, que marcou 119,7 pontos, voltou ao patamar de janeiro de 2019 depois de um grande processo de reestruturação ao longo do ano.

"Em janeiro do ano passado, os empresários estavam otimistas em função das expectativas quanto ao futuro. Ao longo do ano, essas expectativas foram se frustrando. O que faz a confiança ter retornado ao mesmo patamar do início de 2019 é que hoje os empresários avaliam as condições atuais de maneira bem mais positiva que antes. Estamos mais contentes com o momento presente e, ainda que bastante otimistas, estamos mais realistas quanto ao futuro", explicou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. Na comparação com o mês imediatamente anterior, a alta foi de 1,3%.

Em janeiro, todos os três componentes do ICEC-RS ficaram no campo positivo. O Índice de Condições Atuais registrou 105,6 pontos, o Índice de Expectativas ficou em 148,3 pontos e o Índice de Investimentos marcou 105,3 pontos.

MAIS NOTÍCIAS