Notícias


Cinco cachorros, sob os cuidados da Vigilância Sanitária de Arambaré, são atacados a tijoladas

A pessoa foi identificada através das câmeras de monitoramento da repartição pública
29/11/2022 Texto e foto: Prefeitura de Arambaré

O Município de Arambaré tem a tutela de 5 cachorros, animais esses retirados de lares por maus tratos ou da rua após serem abandonados e que não se adaptaram em lares após adoção. Os mesmos ficam no pátio ao lado da Vigilância Sanitária do Município, sob cuidado de servidores, já foram castrados, são vacinados, recebem tratamento adequado.

Neste domingo, dia 27 de novembro, por volta das 11h30min, os cães que estavam presos em suas baias foram atacados a tijoladas por uma pessoa que foi identificada através das câmeras de monitoramento da repartição pública. A mesma se diz protetora de animais e é membro da diretoria Associação dos Amigos dos Animais do Município de Arambaré.

As agressões praticadas pela protetora aos cães, segundo relato de servidores e declarações em rede social (Facebook), foi um suposto ataque dos cães a outro cão, um comunitário, ocorrido após os mesmos se soltarem do pátio onde vivem. Os animais são mantidos presos e não são soltos por desídia de nenhum servidor ou por falta de cautela  conforme fomentado em rede social.

O Poder Executivo, desde 2021 vem aumentando os recursos investidos junto a causa animal com castração gratuita de animais, recolhimento e acolhimento de animais soltos e sob maus tratos, distribuição/medicação de fármacos para controle de zoonoses e aguarda emenda parlamentar que irá aumentar o número de animais atendidos.

O Poder Executivo registrou ocorrência policial sobre as agressões e não tolerará nenhum tipo de crueldade contra os animais procurando sempre os meios legais para resolução das demandas.

Confira a nota oficial da
Associação dos Amigos dos Animais de Arambaré: 


Eu, na qualidade de Presidente da AAAMAR - ASSOCIAÇÃO AMIGOS DOS ANIMAIS DO MUNICÍPIO DE ARAMBARÉ, venho por meio deste informar de que estamos a par da situação ocorrida na avenida no dia 27, último domingo e não toleramos qualquer tipo de agressão ou maus  tratos de animais sejam quais quer, de rua ou presos em determinados recintos públicos ou privado !

O que nos foi passado é que os cães da vigilância sanitária estavam soltos e agrediram a um cão comunitário das imediações do Centro da cidade ! A associação desde que foi criada, vem trabalhando para o bem-estar dos animais vulneráveis (os que tem donos) e os de rua ! Fizemos o possível e impossível pra atendê-los!

Quanto ao RECOLHIMENTO E ACOLHIMENTO mencionados pela postagem da Prefeitura Municipal de Arambaré , eu discordo, pois por conta de acolhimentos e recolhimento eu tenho 11 no meu pátio!

E por várias vezes recolhemos e colocamos em pátio emprestado como foi o caso do pátio da mãe de Magda Vargas, uma ceramista que mora em Camaquã e que nos sede inúmeras vezes seu pátio com residência para os acolhimentos!

Todos acolhidos foram adotados, com muita divulgação de vídeos e fotos pela AAAMAR/ nossa associação! A AAAMAR vive de recursos próprios, brechó, rifas, um jantar em comemoração à criação da mesma, doações e mensalidades!

Enquanto isso, aguardamos o que nos foi prometido pelo Prefeito do Município para o acolhimento desses animais que são abandonados ! E quanto ao ocorrido no domingo, vamos aguardar as punições aos envolvidos , pois a Associação Amigos dos Animais do Municipio de Arambaré não tem nada com a situação e os envolvidos responderão aos seus atos !

Atenciosamente
Ângela Costa



WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS