Notícias


Em visita ao litoral, presidente da Fepam reforça importância do projeto Balneabilidade

Foram tratados aspectos sobre a instalação das placas informativas, que esse ano ficou a cargo das prefeituras
17/01/2020 Texto: Laura Maria, com supervisão de Vanessa Trindade / Fepam / Sema – Foto:

A presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann, participou na sexta-feira, dia 10 de janeiro de 2020, de uma reunião sobre o projeto Balneabilidade no município de Xangri-lá. Durante a visita, foi reforçada a importância do monitoramento e da sinalização nas praias e balneários do Estado.

Também foram tratados aspectos sobre a instalação das placas informativas, que esse ano ficou a cargo das prefeituras, e abordados outros projetos para as praias do município. Participaram da reunião o secretário de Turismo, Meio Ambiente, Agricultura, Esporte e Lazer de Xangri-lá, Eduardo Jardim Alves, a diretora de Meio Ambiente, Andressa da Silva Pereira, e o biólogo técnico, Estêvão Schwambach.

O município possui três pontos monitorados pelo projeto Balneabilidade, onde são realizadas coletas e análises semanais a fim de identificar a situação - própria ou imprópria - de banho.

"O projeto é de extrema importância, pois é uma forma de garantir a saúde do veranista, além de ser uma maneira de manter o fluxo do turismo, que é uma das principais atividades", ressaltou Andressa.

Xangri-lá é um dos municípios em que todos os pontos estão próprios para banho e, segundo Schwambach, isso se deve aos avanços no tratamento de lançamento de efluentes. "Quanto melhor for a qualidade do resíduo lançado, menor o risco de que este afete na qualidade das praias. Acredito que por isso os resultados de balneabilidade têm sido tão positivos", afirma.

A presidente ressaltou a importância da aproximação e do diálogo entre os administradores municipais e a Fepam e reafirmou que está aberta para futuras melhorias e iniciativas no município. "É importante que a Fundação mantenha o diálogo com as prefeituras para que projetos como o Balneabilidade tragam resultados à população", disse.

O projeto Balneabilidade é realizado pela Fepam desde o verão de 1979/1980 e, neste ano, os boletins informativos serão divulgados todas as sextas-feiras, até o dia 28 de fevereiro. A situação de balneabilidade das praias e balneários do Estado também pode ser acessada pelo site da Fundação e pelo web aplicativo.

MAIS NOTÍCIAS