Notícias


“Poemas Sonoros para Flauta Solo” encerra celebrações dos 104 anos do Conservatório nesta quarta, dia 28

Será às 19h30min, no Salão Milton de Lemos
27/09/2022 Comunicação Social | Universidade Federal de Pelotas – Foto: Divulgação

Para encerrar as comemorações dos 104 anos do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), nesta quarta-feira, dia 28 de setembro, às 19h30min, no Salão Milton de Lemos, o flautista e professor Raul Costa d’Avila apresentará o recital “Poemas Sonoros para Flauta Solo” para celebrar a data ocorrida no dia 18.

Composto por um repertório criado durante a pandemia, inclusive um poema seresteiro dedicado ao céu de Pelotas, amigos chorões e seresteiros da cidade, as criações refletem a trajetória do flautista transitando pela música popular e música erudita ao longo de 50 anos, a serem completados em 2023.

“Poemas Sonoros” reflete o pensamento do flautista porque suas motivações às criações estão relacionadas com motivos poéticos das mais diferentes naturezas, despertando emoções e sentimentos que são transformados em sons e gestos. Assim, Raul vai dando vazão às suas percepções, que moldadas pelo sopro recebem contornos que geram gestos e articulações musicais, psíquicas e humanas.

Raul Costa d’Avila

Flautista e professor da UFPel desde 1989. Atualmente integra o quadro de docentes do Centro de Artes (CA), onde é coordenador do Laboratório de Pedagogia e Performance de Flauta Transversal. Vice-coordenador do projeto “Avendano Júnior: a tradição do Choro em Pelotas – construção de um arquivo colaborativo da música e memória de Pelotas e Região” e integrante da Comissão Executiva da Rede de Museus da UFPel. Mineiro de Ubá, iniciou seus estudos de música e flauta com seu pai, Milton de Abreu d’Avila. Bacharel pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre pela Faculdade de Música Carlos Gomes (FMCG/SP) e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da Universidade Federal de Bahia. Vem participando ativamente de vários eventos, entre eles: Festivais da Associação Brasileira de Flautistas, Encontros de Flautistas no Rio Grande do Sul, 1º Flauta Gerais, 5º e 6º Encontros Carioca de Flautistas, 4º Convention Française de la Fûte (Paris/2012), Cycle de Musique Contemporaine du Brésil (Paris / 2010), entre outros. Foi secretário da Associação Brasileira de Flautistas – ABRAF (2002/2005), (2011/2014) e (2015/2018) e atualmente integra a comissão para realização dos Eventos Científicos da Associação. Suas apresentações têm focado a literatura para flauta solo, contemplando música barroca a contemporânea, música brasileira, além de composições autorais. Teve sua composição “Singelezas”, seis miniaturas para flauta solo, selecionada como peça de confronto no “1º Concurso Virtual Internacional de Flauta” promovido pela Associação Colombiana de Flautistas, em 2020.

Serviço

O que: “Poemas Sonoros para Flauta Solo” – Homenagem aos 104 do Conservatório de Música/UFPel

Quando: 28 de setembro (quarta-feira), às 19h30min

Onde: Salão Milton de Lemos – Conservatório de Música da UFPel (Rua Félix da Cunha, 651)

Quanto: Entrada Franca – Se aceita doação de alimentos não perecíveis

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS