Notícias


Prefeito de Jaguarão recebe alunos da Escola Lauro Ribeiro e recebe livro que retrata sobre a educação ambiental

Alunos realizaram a entrega do livro com o título “Educação Ambiental Transformadora e Cidadã”
15/08/2022 Texto e foto: Prefeitura de Jaguarão
Anterior Próximo

No dia de quinta, dia 11 de agosto, o Prefeito de Jaguarão, Rogério Cruz, juntamente da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Eliane Schranck, do Secretário de Educação e Desporto, Rafael Schneid e da Secretária Adjunta de Educação, Cricia Martins, esteve recebendo no gabinete, a visita dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Municipal de Educação Básica Lauro Ribeiro acompanhados da Diretora da Escola, Gilmara Quadro Araujo, da Diretora do Curso Técnico em Agropecuária, Dinara de Armas, e do Professor Nilson Rocha.

Naquele presente momento, os alunos juntamente do Professor Nilson Rocha, apresentaram ao prefeito, os artigos avaliativos escritos pelos alunos, a respeito da educação ambiental, que foi publicado e  tomou forma de livro.

O livro publicado pelos alunos, que tem por título: Educação Ambiental Transformadora e Cidadã, aborda diversos temas sobre a área da educação ambiental de um modo interdisciplinar e transversal.
 
Neste trabalho, é encontrado textos de alunos dos anos de 2018 até 2022, que de uma forma dedicada, responsável e digna participaram com êxito da proposta.

A perspectiva do trabalho foi problematizar categorias conceituais estruturantes e explicitar as implicações político-pedagógicas referentes a educação ambiental, com a finalidade de debater em sala de aula, conceitos relevantes para o entendimento de sua vertente emancipatória e transformadora, de modo menos direto, tendo por base autores que no campo da educação conformaram as pedagogias críticas, assim como, incentivar a produção textual.

Devido esse entendimento, os alunos foram motivados pela Direção da Escola e pelos Professores a pesquisarem diversas bibliografias que abordam questões ambientais, na proposta de uma educação transformadora e cidadã.

Neste contexto o educador ambiental, além de repassar seus conhecimentos científicos, tem a missão de preparar os estudantes, especialmente os jovens, para o exercício da cidadania, para que ele possa compreender não só seu papel na sociedade, mas também habilitar-se a transformá-la. Assim a educação ambiental transformadora (EAT) teria o importante papel de promover a integração do ser humano ao seu ambiente, resgatando a possibilidade de por meio de novos conhecimentos, valores e atitudes, a inserção tanto do educando como do educador ao exercício da cidadania. Pois mais que aspectos técnicos de reversão dos impactos ambientais, tão comum em propostas “ambientais produtivistas”, necessita-se de cidadãos dispostos a uma transformação do atual quadro socioambiental de toda a sociedade planetária (ROCHA, 2013).

O livro é dedicado a Gilson Medina, professor do curso Técnico em Agropecuário, educador e defensor do meio ambiente, não somente no conceito a que se faz jus, mas também, na conscientização nas mais diversas áreas que abrange. A homenagem se dá pela sua dedicação às causas ambientais e ser na atualidade o professor mais antigo do curso técnico.

Após a apresentação do do Livro, realizada pelo Professor Nilson, o Prefeito Rogério Cruz fez uso da palavra, parabenizando os alunos pelo interesse em desenvolver conhecimento em uma área tão importante para a humanidade, a educação ambiental.

Também os parabenizou pela escolha e  realização do curso."O agro necessita de Técnicos capacitados, com o nível de educação ambiental elevado, e vocês estão desenvolvendo isso, através dos estudos já praticados, da pesquisa e do interesse por uma consciência ambiental coletiva." disse Rogério Cruz.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS