Notícias


Quais os efeitos do estresse no cabelo?

Pesquisa da JustForYou, após 3 anos e mais de 2 milhões de respostas, aponta que mais de 90% dos consumidores sentem estresse
13/08/2022 EDB Comunicação – Foto: Divulgação

Com que frequência você sente estresse? Além de desestabilizar o humor e atrapalhar as atividades cotidianas, o estresse impacta negativamente a saúde do corpo e da mente. Seus efeitos negativos podem ser percebidos até mesmo no cabelo.

De acordo com a mais recente pesquisa da JustForYou, empresa líder em personalização de cosméticos para o cabelo e produtos voltados para o bem-estar, mais de 90% dos consumidores sentem estresse às vezes ou com frequência (algumas vezes na semana). O levantamento foi feito a partir de dados dos clientes coletados através do questionário de personalização em 2020 e 2021. Nesse período, aproximadamente 2 milhões de fórmulas únicas foram analisadas pela inteligência artificial.

Mas qual é a relação entre o estresse e os seus efeitos na saúde dos fios? De acordo com uma das tricologistas parceiras da JustForYou, Paula Guimarães, o cabelo, assim como outras partes do corpo, pode refletir o estado da mente.

“O excesso de tensão provoca alterações hormonais no organismo que libera algumas substâncias na corrente sanguínea, como o cortisol. Esse processo contribui para a queda na imunidade, deixando o corpo mais vulnerável a infecções. Já no cabelo, o estresse pode contribuir para o aumento da queda, o desequilíbrio da oleosidade natural dos fios e até mesmo acelerar o aparecimento dos fios brancos”.

Se houver predisposição genética, o estresse ainda pode ser o gatilho para o surgimento de uma doença autoimune, a alopecia areata, que provoca a queda de grande quantidade dos fios, resultando em falhas circulares sem cabelos ou até mesmo perda total dos fios, em casos mais graves. O quadro de estresse pode contribuir também para o surgimento da dermatite seborreica - mais conhecida como caspa - que provoca descamação, coceira e vermelhidão do couro cabeludo, além de aumentar a queda capilar.  

Autocuidado

O primeiro passo para lidar com o estresse é compreender que se trata de uma resposta física do organismo, uma estratégia de defesa que, quando é acionada com muita frequência, provoca desequilíbrios em todo o corpo. Com a rotina agitada, tantos compromissos diários e o excesso de informações que recebemos é difícil evitar o estresse, situação que se agravou durante a pandemia. “Por isso, estabelecer uma rotina de autocuidado é tão importante para o bem-estar e um dos passos fundamentais para combater o estresse, assim como cultivar a autoestima e adotar hábitos saudáveis”.

Para a tricologista, uma boa estratégia para controlar o estresse de forma prática e promover o bem-estar é transformar a rotina de cuidados capilares em um ritual próprio de autocuidado. “É essencial reservar aquele momento só seu para desligar do mundo, conhecer o próprio cabelo e entender suas necessidades. Coloque uma música relaxante no banheiro e acenda velas ou incensos para dar aquele clima de spa. Passe o shampoo e faça uma massagem no couro cabeludo que se estenda para todo o corpo, quando terminar, capriche na finalização”.

Também existem práticas que trabalham concentração e respiração, com benefícios científicos comprovados, que são muito indicadas para gerir o estresse, como a meditação, mindfulness e yoga.

Tratamento combinado

Além do estresse, outros desequilíbrios no organismo podem causar queda capilar, como a deficiência de determinadas vitaminas e nutrientes. Com a proposta de suplementar substâncias essenciais para a saúde dos cabelos, a JustForYou, que está ampliando seu leque de produtos e serviços, desenvolveu a vitamina E Aí, Beleza? para complementar a rotina de cuidados, reduzir a queda de cabelo e melhorar a saúde das unhas e da pele. Capaz de fornecer aos fios tudo o que eles precisam para que possam se desenvolver de forma saudável, a fórmula foi cocriada em parceria com as consumidoras e combina princípios ativos e compostos de forma estratégica e equilibrada, que agem de dentro para fora.

Formuladas a partir da combinação de ingredientes com benefícios comprovados cientificamente, as cápsulas de beleza não possuem calorias e contêm enxofre orgânico (MSM), ácido hialurônico, vitamina C, zinco, vitamina E, vitamina B5, selênio, vitamina B1, vitamina A, picolinato de cromo, biotina e vitamina D com alta biodisponibilidade.

A tricologista destaca ainda que a queda dos fios nem sempre é causada pelo desequilíbrio alimentar ou estresse. “Por isso, o mais indicado é procurar um tricologista para investigar a causa, já que a condição pode estar relacionada a outros problemas de saúde e fatores mais graves. O especialista irá te ajudar a identificar o que está faltando no organismo antes de direcionar ao tratamento adequado”, completa Paula.  

Sobre a JustForYou

A JustForYou é a primeira e maior beauty tech de cosméticos personalizados para cabelo da América Latina. Por meio de inteligência artificial, a empresa desenvolve produtos de alta performance adaptados às características, rotinas e desejos de cada pessoa. Unindo beleza personalizada e minimalismo sustentável, suas fórmulas exclusivas contém ingredientes naturais e espuma natural, são livres de químicos agressivos e sem testes em animais. Nos últimos três anos, 2,5 milhões de fórmulas únicas foram analisadas pela tecnologia de personalização. A startup começou a expandir sua área de atuação em 2022 para o segmento de saúde e bem-estar, fornecendo a empresas parceiras sua tecnologia de manipulação para medicamentos personalizados e entrando no mercado de testes genéticos para oferecer produtos personalizados para mães e bebês. Atualmente, a JustForYou é a empresa que possui mais dados sobre rotinas, necessidades, efeitos desejados, procedimentos e tipos de cabelo do que qualquer outra empresa do segmento.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS