Notícias


OSPA promove masterclass gratuita com o pianista Fabio Martino nesta sexta, dia 12 de agosto

Atividade é oportunidade de aprender com o solista que dividiu o palco com a OSPA no Teatro Colón e voltará a se apresentar com a orquestra em São Paulo
09/08/2022 Assessoria de Comunicação | Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – Foto: Máximo Parpagnoli / Divulgação

Músicos profissionais e estudantes de piano terão a chance de participar de uma masterclass com o pianista Fabio Martino, o solista convidado do próximo concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

Antes de viajar com a OSPA para a capital paulista, onde fará uma apresentação única na Sala São Paulo em 14 de agosto, Martino reservou a tarde desta sexta-feira, dia 12 de agosto, para compartilhar seus conhecimentos com outros pianistas. A aula é gratuita e ocorre a partir das 14h, na Casa da OSPA.  

Durante a masterclass, os alunos poderão executar uma peça para obter a avaliação de Fabio Martino. Também existe a possibilidade de participar como ouvinte. “Recentemente estive no Festival de Inverno de Campos do Jordão e foi uma experiência muito boa trabalhar com os estudantes de altíssimo nível lá. A masterclass permite uma grande troca entre aluno e professor. Estou ansioso por essa experiência em Porto Alegre”, comenta o pianista.

Para se inscrever, é preciso mandar as seguintes informações para o e-mail secretaria.escola.ospa@gmail.com até quarta-feira, dia 10: nome completo, instituição de ensino, telefone, e-mail e nome da obra que deseja executar na masterclass. Além disso, candidatos devem enviar uma cópia do documento de identidade e um vídeo de 5 minutos tocando piano (disponibilizado em um link do YouTube). Ouvintes não precisam mandar o vídeo.

Mais sobre Fabio Martino

Após uma brilhante execução de Rachmaninoff junto à OSPA no Teatro Colón, na Argentina, em 10 de julho, o pianista Fabio Martino é novamente o solista convidado para a apresentação da OSPA na Sala São Paulo, em 14 de agosto. Na capital paulista, Martino executará “Concerto para Piano em Sol Maior”, de Maurice Ravel (1875 – 1937).

Aos 33 anos, o brasileiro radicado na Alemanha já tem amplo reconhecimento internacional. Comparado internacionalmente com Nelson Freire, Martha Argerich, Claudio Arrau, Sviatoslav Richter e Vladimir Horowitz, o pianista brasileiro Fabio Martino chamou a atenção ao ser o único brasileiro a vencer o Concurso Internacional de Piano do BNDES, o mais importante da América Latina. Com três CDs solo e um com a Filarmônica de Stuttgart, coleciona elogios de críticos e revistas especializadas no mundo todo. O último disco, “Latin Soul”, alcançou a segunda posição nos charts do iTunes como “Top Album Classics”. A experiência o levou a diversas produções de filme e TV, além de gravações em rádios brasileiras, alemãs e a inglesa BBC.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE  

MASTERCLASS GRATUITA DE PIANO COM FABIO MARTINO

Quando: sexta-feira, a partir de 14h.

Onde: Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).

Período de inscrição: de 08/08 (segunda-feira) até 10/08 (quarta-feira).

Inscrição: enviar as informações abaixo para o e-mail secretaria.escola.ospa@gmail.com, junto com cópia do documento de identidade e um vídeo de 5 minutos tocando piano solo (disponibilizado por link do YouTube).


WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS