Notícias


Ópera Estúdio da OSPA recebe em agosto Alessandro Sangiorgi, Martin Muehle e Carlos Rodriguez

Convidados ligados ao canto lírico ministram masterclasses e workshops abertos ao público entre 9 e 26 de agosto
08/08/2022 Assessoria de Comunicação | Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) – Foto: Divulgação

O Ópera Estúdio da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), curso de aperfeiçoamento para cantores líricos apresentado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), está de portas abertas ao público pelo segundo mês consecutivo. Em agosto, três nomes de prestígio nacional lecionam para alunos do projeto e também para o público externo, que pode acompanhar como ouvinte. O barítono Carlos Rodriguez abre o mês com masterclasses nos dias 9 e 11 de agosto.

O mesmo modelo de aula é retomado em 29 de agosto, apresentado pelo tenor Martin Muehle. Também no cronograma está o terceiro módulo do projeto, ‘‘Prática de Repertório e Conjuntos Vocais de Ópera’’, que é conduzido pelo maestro italiano Alessandro Sangiorgi, entre 22 a 26 de agosto, mediante inscrição prévia para ouvintes externos. Todas as atividades são gratuitas e acontecem na Sala de Recitais da Casa da OSPA.

No Ópera Estúdio da OSPA, tanto participantes do projeto quanto ouvintes tem a oportunidade de aprender com renomados músicos ligados ao canto lírico nacional e internacional. Em agosto, estão previstas duas masterclasses.

A primeira é ministrada pelo gaúcho Carlos Rodriguez – barítono com experiência pela Holanda e responsável pelo portal Agenda Lírica. Ele, que atuará na ópera ‘‘O Morcego’’ montada pela OSPA em outubro, compartilha suas experiências nos dias 9 e 11 de agosto.

A outra masterclass está marcada para 29 de agosto, tendo como professor o tenor teuto-brasileiro Martin Muehle – cantor lírico de carreira ativa na Europa que será o solista no concerto da OSPA ‘‘Gala Lírico’’, em 27 de agosto. As duas atividades acontecem na Sala de Recitais da Casa da OSPA, das 14h às 18h, de forma gratuita e sem necessidade de inscrição.

Além de conduzir a OSPA no concerto “Gala Lírico”, o regente assistente do Theatro Municipal de São Paulo, Alessandro Sangiorgi, aproveita a estadia em Porto Alegre para ministrar o terceiro módulo intensivo do Ópera Estúdio. Com profunda experiência operística, o maestro, detentor do título “Cavaliere dell’Ordine della Solidarietà’’ cedido pelo governo italiano, ministra o workshop ‘‘Prática de Repertório e Conjuntos Vocais de Ópera’’, entre 22 e 26 de agosto, das 14h às 18h. Há 20 vagas para ouvintes externos. Para assisti-las gratuitamente, é preciso preencher uma ficha de inscrição que estará aberta entre 10 de agosto até às 17h de 17 de agosto, no site da OSPA. O candidato deve informar dados básicos de identificação, assim como ter tempo hábil para participar presencialmente das aulas, que irão ocorrer na Sala de Recitais da Casa da OSPA. Um e-mail será enviado pela produção do Ópera Estúdio confirmando a inscrição.  

Sobre o Ópera Estúdio da OSPA

O ‘‘Ópera Estúdio da OSPA’’ é um projeto inédito no Rio Grande do Sul que busca suprir a formação regular de cantores líricos, além de proporcionar formação interdisciplinar, dar visibilidade à ópera no Estado e permitir o contato com grandes referências do meio artístico. Realizado de forma gratuita entre junho e dezembro de 2022, o curso promove aulas e masterclasses com referências profissionais na área e tem como desfecho a montagem de uma ópera com os alunos. O trabalho tem direção artística de Evandro Matté e coordenação pedagógica de Flávio Leite.

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA | ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE  

ÓPERA ESTÚDIO DA OSPA

Masterclasses gratuitas

Com Carlos Rodriguez, 9 e 11 de agosto, das 14h às 18h

Com Martin Muehle, 29 de agosto, das 14h às 18h

20 vagas abertas ao público (ouvintes)

Aberto ao público (ouvintes)

Lugares limitados, sem inscrição prévia

Workshop gratuito ‘‘Prática de Repertório e Conjuntos Vocais de Ópera’’, com Alessandro Sangiorgi

22 a 26 de agosto, das 14h às 18h

Sala de Recitais da Casa da OSPA

20 vagas abertas ao público (ouvintes)

Inscrições: 10 de agosto até às 17h de 17 de agosto, em ospa.org.br/opera-estudio

Mais informações: site ospa.org.br, e-mail atendimento.ospa@gmail.com e telefones (51) 3228-6737 e 98608-0141, de segunda a sexta, das 9h às 18h

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã
clique neste link

MAIS NOTÍCIAS