Notícias


Entenda a importância de proteger seu cão contra as verminoses

Especialista explica as principais formas de contaminação, riscos parasitários para pets e seres humanos, além de formas de prevenção e tratamento
05/08/2022 Agência Blue Chip – Foto: Divulgação

Diminuição ou falta de apetite, perda de peso, quadros de vômito, anemia e diarreia são alguns dos sintomas mais frequentes e que indicam que o cão pode ter sido infectado por vermes. O animal pode estar contaminado desde o nascimento, pois a mãe também transmite a carga parasitária durante o parto ou até mesmo no processo de amamentação.

Já na fase adulta, o contágio acontece de diversas outras formas, entre elas, através da água ou alimento que não foram higienizados corretamente, durante um passeio ao ter contato com dejetos de outros animais e mosquitos infectados.

Segundo Vanessa Daiane Pereira Silva, médica veterinária da VetBR, distribuidora de produtos para saúde animal do país, as verminoses podem causar diversos danos à saúde do pet, mas também na de seus tutores.

“A vermifugação não deve ser instituída como forma de tratamento apenas quando o cão já está parasitado. É importante que o medicamento seja usado como forma de prevenção, pois além de cuidar do bem-estar do animal de estimação, está garantindo que toda a família que convive com ele também esteja segura”, afirma a especialista.

Os vermífugos podem ser líquidos, comprimidos e pipetas. A variedade de medicamentos é importante para que o tutor consiga adequar a melhor forma de tratamento, prevenção e claro, a que seja mais fácil de ser administrada e cause menos estresse para o pet. O ideal é que o protocolo de vermifugação seja iniciado no primeiro mês de vida do animal. Pensando na prevenção, o medicamento deve ser aplicado nos primeiros 15 dias após o nascimento e depois de mais duas semanas, uma nova dose de reforço.

Após as duas primeiras aplicações, não existe uma regra sobre espaço de tempo que o animal deva receber a medicação, mas o ideal é que receba a vermifugação no mínimo pelo menos duas vezes ao ano.

“Mas quem pode determinar a quantidade de doses corretas, é o médico veterinário. Ele vai analisar o desafio sanitário e carga parasitária que o animal está exposto e assim instituir o melhor protocolo e tempo entre as doses. Por isso a importância da visita regular ao especialista”, finaliza.

Sobre a VETBR    

A VETBR é uma das maiores distribuidoras de produtos de saúde animal para os mercados agropecuário e pet do Brasil. A companhia é investida do Aqua Capital, a maior gestora de fundos de investimento private equity especializada em agronegócio da América Latina. É reconhecida pela parceria com as principais indústrias de medicamentos veterinários e forte estrutura de vendas por canais multimarcas.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS