Notícias


Dica de receita: xarope caseiro

Especialista indica receita fitoterápica que combate os sintomas gripais e aumenta a imunidade no inverno
04/08/2022

Os invernos dos últimos anos têm sido bem rigorosos no Rio Grande do Sul, com muitas mudanças climáticas e temperaturas abaixo de 0 graus em muitas cidades do estado. Como resultado desses eventos o surgimento de gripes, resfriados e outros problemas respiratórios aumentam. Neste contexto é imprescindível manter a imunidade alta e para isso existem diversas receitas caseiras que podem ajudar tanto nesse aumento quanto na melhora dos sintomas gripais.  

“Este xarope caseiro tem como base mel, guaco, malva, gengibre, hortelã, anis estrelado e alho. Ingredientes muito utilizados para amenizar sintomas gripais por conta das suas propriedades funcionais e funções expectorantes, broncodilatadoras, antioxidantes e anti-inflamatórias.” - explica a Coordenadora do Curso de Nutrição da Estácio/RS e especialista em fitoterapia, Juliana Gonçalves.

Confira abaixo o passo a passo da receita:  

Ingredientes:  

- 500g de mel puro;

- 1 colher de sopa de guaco;

- 1 colher de sopa de malva;  

- 1 colher de sopa de hortelã;  

- 1 anis estrelado;

- 1 dente de alho;

- 15 gotas de própolis;  

- 1 lasca de aproximadamente 1cm de gengibre;

- Pode ser acrescentado meia rodela de abacaxi na receita.

Modo de preparo:

- Em uma vasilha, despeje o mel e em seguida acrescente todos os ingredientes, menos o própolis.

- Misture bem.

- Em água pré-fervente, coloque a vasilha em banho-maria por 20 a 30 minutos.

- Retire do banho-maria e complemente com as 15 gotas de própolis.

- Coe o xarope dentro de um pote com tampa e feche-o para mantê-lo bem armazenado.  

O xarope possui validade de 12 meses e pode ser consumido todos os dias ou quando houver os sintomas gripais, na quantidade de uma colher de sobremesa.  

Sobre a Estácio

A Estácio é uma das maiores marcas do ensino superior brasileiro e, há mais de 50 anos, enriquece a sua história ao possibilitar o acesso democratizado ao ensino de qualidade e promover a transformação individual e social de seus alunos. Pioneira e um dos maiores players no digital, a instituição desenvolveu um modelo moderno que promove um melhor aproveitamento para os estudantes em aulas dinâmicas em uma plataforma de ensino 100% Digital, com conteúdos que podem ser acessados de qualquer dispositivo, on e offline, garantindo maior mobilidade, com acesso ilimitado.

Presente no Rio Grande do Sul, no Centro Histórico de Porto Alegre (Rua Marechal Floriano Peixoto, 626), e em 24 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o ensino digital, contando com mais de 700 mil alunos matriculados, a Estácio oferece cursos de graduação em diferentes formatos de ensino, pós-graduação e cursos de extensão. Aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado, e seus currículos são alinhados às necessidades do mercado de trabalho. A busca constante pela qualidade acadêmica e os investimentos na área de ensino geraram ótimos resultados nos últimos anos – suas instituições e cursos e são reconhecidos pelo MEC com elevados conceitos de qualidade.  

Além de seu natural poder de transformação, pela entrega à sociedade de milhares de profissionais formados todos os anos, a Estácio tem uma atuação distintiva de diálogo, suporte e promoção das comunidades em que se insere. Com amplo envolvimento dos alunos e docentes, ações como atendimentos gratuitos, palestras e seminários, mutirões e ações de mobilização, a Estácio Porto Alegre beneficia milhares de pessoas. A Instituição possui também um dos mais sólidos e atuantes Programas de Responsabilidade Social do País, e apoia diversos projetos por ano nas áreas de educação, cultura, esporte e cidadania.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.
 
INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS